Novos óculos para Woody Allen

um cinema sobre a incerteza social

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2022i32e60767

Mots-clés :

Cinema, Mímesis, Modernização reflexiva, Incerteza social

Résumé

O presente artigo propõe um novo tipo de visada analítica para explorar a produção cinematográfica vinculada ao nome do diretor estadunidense Woody Allen. Procurar-se-á evidenciar a centralidade da noção de incerteza social enquanto importante elemento organizador das narrativas que compõem esta filmografia. Para tanto, será realizada uma discussão acerca da concepção aristotélica de mímesis, com vistas a compreender o cinema enquanto uma produção cultural – em detrimento da hegemônica perspectiva artística –, bem como será especificado o sentido sociológico de incerteza social através das contribuições de Anthony Giddens (1991, 1996) e Ulrich Beck (1992, 1997) referentes ao processo de modernização reflexiva. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Metrics

Chargements des mesures ...

Bibliographies de l'auteur-e

Guilherme Sant Ana, UFRGS

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e mestrado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Cultura e Processos Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, arte, comunicação, cinema e identidade.

Carlos Alberto de Carvalho, UFMG

Professor Associado do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, na graduação e no programa de pós-graduação. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo - pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestre (2000) e doutor (2010) em Comunicação Social pela mesma Instituição. Pós-doutorado realizado na Universidade do Minho, Portugal, com bolsa Capes (Processo: CAPES/FCT nº 9680/14-4). Professor visitante sênior no exterior na Universidade do Minho, Portugal, com bolsa Capes/Print (Processo Processo: PRINT - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INTERNACIONALIZAÇÃO -88887.716881/2022-00). Atualmente é pesquisador em projetos vinculados ao Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG, sobre coberturas jornalísticas relativas ao HIV, Aids e homofobia, com financiamentos do CNPq e da Fapemig, e projeto de pesquisa sobre violências contra mulheres (em crimes tipificados como de proximidade), com financiamentos da Fapemig e do CNPq. Desenvolve, ainda, pesquisas sobre divulgação científica. É o coordenador do Insurgente: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Redes Textuais e Relações de Poder/Saber. As pesquisas em desenvolvimento articulam, a partir de produtos e processos midiáticos, conceitos como narrativa, acontecimento, divulgação científica, enquadramento, homofobia, violência e relações de gênero. Além de artigos em periódicos, capítulos de livros e livros organizados, no Brasil e no exterior, é autor dos livros Visibilidades mediadas nas narrativas jornalísticas: a cobertura da Aids pela Folha de S.Paulo de 1983 a 1987 (2009), Jornalismo, homofobia e relações de gênero (2012) e O jornalismo, ator social colonizado e colonizador (2023). Bolsista Produtividade CNPq - PQ 2.

Références

BECK, U. A reinvenção da política: rumo a uma teoria da modernização reflexiva. In: BECK, U.; GIDDENS, A.; LASH, S. (org.). Modernização Reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: Unesp, 1997.

BECK, U. Risk Society: Towards a New Modernity. London: Sage, 1992.

BERGER, P. Perspectivas Sociológicas: Uma visão Humanística. Petrópolis, Vozes, 1986.

COWIE, P. Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall). Rio de Janeiro: Rocco, 1999. (Coleção Artemídia).

FEATHERSTONE, M. O Desmanche da cultura: globalização, pós-modernismo e identidade. São Paulo: Studio Nobel, Sesc, 1997.

GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: UNESP, 1991.

GIDDENS, A. Para além da esquerda e da direita. São Paulo: UNESP, 1996.

PINA, J. A obra e o artista. In: DEFANTI, A.; MENEZES, I. (org.). A Elegância de Woody Allen. Realização: Centro Cultural Banco do Brasil. Rio de Janeiro: Sobretudo Produção, 2009.

RICOEUR, P. Tempo e Narrativa. Tomo I. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

RIZZO, S. O clown, ou “aquele que não consegue”. In: DEFANTI, A.; MENEZES, I. (org.). A Elegância de Woody Allen. Realização: Centro Cultural Banco do Brasil. Rio de Janeiro: Sobretudo Produção, 2009.

SANT’ANA, G. Sorrindo Vida Sem Rumo: Relacionamentos amorosos e risco social sob a ótica do cinema de Woody Allen no filme Noivo Neurótico, Noiva Nervosa. 2012. 262f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2012.

SANTOS, B. Introdução a uma ciência pós-moderna. 3. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2000.

STAM, R. O espetáculo interrompido: Literatura e cinema de desmistificação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

VELHO, G. Individualismo e cultura: notas para uma Antropologia da sociedade contemporânea. 5.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.

Téléchargements

Publié-e

2023-10-23

Comment citer

Sant Ana, G., & Carlos Alberto de Carvalho. (2023). Novos óculos para Woody Allen: um cinema sobre a incerteza social. Ponto-E-Vírgula, (32), e60767. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2022i32e60767