O Diretor de Escola e seu Papel Como Mediador de Conflitos

Autores

  • Regiane Araújo Vieira PUC SP
  • Claudia Leme Ferreira Davis PUCSP

Palavras-chave:

Diretor, Mediação de conflitos, Diálogo, Sentidos, Significados

Resumo

A autora realizou estudo que objetivou apreender os sentidos e significados constituídos por um Diretor no papel de mediador de conflitos numa Escola pública de Período Integral do Estado de São Paulo. Para tanto, buscou-se especificamente conhecer a história de vida pessoal e profissional e levantar aspectos que sinalizaram mudanças em sua atuação. A coleta de dados ocorreu por meio de visita à escola e com entrevistas. À luz de Aguiar e Ozella, investigou-se adotando os Núcleos de Significação, com base na teoria sócio histórica e no materialismo histórico e dialético. O estudo revelou que o sujeito pesquisado reconhece a importância do papel do Diretor na mediação de conflitos, principalmente aqueles que emergem da sala de aula, que essa mediação, além de servir de apoio ao professor, mostra-se como referência para as ações deste, com o diálogo como principal estratégia. Entretanto,  divide-se entre as diversas tarefas que seu papel profissional exige. Concluiu-se nesta pesquisa, que é necessário um apoio formativo ao Diretor para que seja dialógico nas relações interpessoais como gestor administrativo e pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regiane Araújo Vieira, PUC SP

Mestre em Educação pela PUC-SP, com foco em Formação de Formadores. Além disso, possui uma pós-graduação em MBA Gestão Empreendedora pela UFF. Sua experiência abrange a docência em diferentes níveis de ensino, incluindo Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, tanto na Rede Estadual quanto na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Além disso, teve um papel de destaque como Diretora Escolar na Rede Estadual de Ensino. Participou ativamente de cursos de atualização profissional, incluindo temas como Gestão Escolar e Tecnologia, e se envolveu em programas de educação e gestão educacional.Também atuou como Formadora de Formadores na Associação Parceiros da Educação, uma organização sem fins lucrativos. Sua trajetória demonstra um compromisso sólido com a educação e o desenvolvimento profissional ao longo dos anos https://orcid.org/0000-0001-8452-2372; http://lattes.cnpq.br/5241587380561289; regianevieira1965@gmail.com.onstra um compromisso sólido com a educação e o desenvolvimento profissional ao longo dos anos.

Claudia Leme Ferreira Davis, PUCSP

Possui graduação em Psicologia Bacharelado - Stanford University (1976), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1988). Atualmente é pesquisador senior da Fundação Carlos Chagas, superintendente de educação e pesquisa da Fundação Carlos Chagas, professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, parecerista ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, parecerista ad-hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e outro (especifique) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa Em Ciências Sociais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, psicologia da educação, formação de professor, educação e avaliação educacional https://orcid.org/0000-0002-0003-3510; http://lattes.cnpq.br/4497071021754173; , cdavis@fcc.org.br.

Referências

AGUIAR, W. M. J.; OZELLA, S. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos [online], Brasília, v. 94, n. 2, p. 299-322, jan./abr.2013.

BOCK, A. M. B. A psicologia Sócio-Histórica: uma perspectiva crítica em Psicologia. Parte I: Fundamentos teóricos da Psicologia Sócio-Histórica. In: BOCK, A. M. B.; GONÇALVES, M. G.M.; FURTADO, O. (Org.). Psicologia sócio-histórica - uma perspectiva crítica em Psicologia. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2015. p. 19-32. Disponível em: <http://www.cortezeditora.com/Algumas_paginas/Psicologia_socio_historica.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2017.

CORTELLA, M. S. “Sociedade precisa do conflito, não do confronto”. A Gazeta, São Paulo, n. 47, 15 abr. 2016. Disponível em: <http://www.ijsn.es.gov.br/ConteudoDigital/20160601_aj24545_educacao_familia.pdf>. Acesso em: 5 jan. 2018.

LÜCK, H. et al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

LÜDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. reimp. Rio de Janeiro: E.P.U., 2017.

PARO, V. H. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 763-778, set./dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v36n3/v36n3a08.pdf>. Acesso em: 03 jan. 2018.

______. Diretor escolar: educador ou gerente?. São Paulo: Cortez, 2015.

PERRENOUD, P. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Trad. Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2001.

PIRES, M. F. C. O materialismo histórico-dialético e a Educação. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, v. 1, n. 1, p. 83-94, ago. 1997.

VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

______. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

Downloads

Publicado

2023-11-03

Como Citar

Araújo Vieira, R., & Leme Ferreira Davis, C. . (2023). O Diretor de Escola e seu Papel Como Mediador de Conflitos . Ponto-E-Vírgula, 2(34). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pontoevirgula/article/view/64035