O Diretor de Escola e seu Papel Como Mediador de Conflitos
Mots-clés :
Diretor, Mediação de conflitos, Diálogo, Sentidos, SignificadosRésumé
A autora realizou estudo que objetivou apreender os sentidos e significados constituídos por um Diretor no papel de mediador de conflitos numa Escola pública de Período Integral do Estado de São Paulo. Para tanto, buscou-se especificamente conhecer a história de vida pessoal e profissional e levantar aspectos que sinalizaram mudanças em sua atuação. A coleta de dados ocorreu por meio de visita à escola e com entrevistas. À luz de Aguiar e Ozella, investigou-se adotando os Núcleos de Significação, com base na teoria sócio histórica e no materialismo histórico e dialético. O estudo revelou que o sujeito pesquisado reconhece a importância do papel do Diretor na mediação de conflitos, principalmente aqueles que emergem da sala de aula, que essa mediação, além de servir de apoio ao professor, mostra-se como referência para as ações deste, com o diálogo como principal estratégia. Entretanto, divide-se entre as diversas tarefas que seu papel profissional exige. Concluiu-se nesta pesquisa, que é necessário um apoio formativo ao Diretor para que seja dialógico nas relações interpessoais como gestor administrativo e pedagógico.
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