El Director y la Escuela y su Papel como Mediadores de Conflictos

Autores/as

  • Regiane Araújo Vieira PUC SP
  • Claudia Leme Ferreira Davis PUCSP

Palabras clave:

Director, Mediación de conflictos, Diálogo, Sentidos, Significados

Resumen

El autor realizó un estudio que tuvo como objetivo comprender los sentidos y significados que constituye un director en el rol de mediador de conflictos en una escuela pública de tiempo completo en el estado de São Paulo. Para ello, buscamos específicamente comprender la historia de su vida personal y profesional e identificar aspectos que señalaron cambios en su desempeño. La recolección de datos se produjo a través de visitas a la escuela y entrevistas. A la luz de Aguiar y Ozella, la investigación se realizó adoptando los Núcleos de Sentido, basados ​​en la teoría sociohistórica y el materialismo histórico y dialéctico. El estudio reveló que el sujeto investigado reconoce la importancia del papel del director en la mediación de los conflictos, especialmente aquellos que surgen fuera del aula, que esta mediación, además de servir de apoyo al docente, sirve de referencia para sus acciones, con diálogo. como estrategia principal. Sin embargo, se divide entre las diferentes tareas que requiere su rol profesional. Se concluyó en esta investigación que es necesario el apoyo formativo para que el Director sea dialógico en las relaciones interpersonales como gestor administrativo y pedagógico.

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Biografía del autor/a

Regiane Araújo Vieira, PUC SP

Mestre em Educação pela PUC-SP, com foco em Formação de Formadores. Além disso, possui uma pós-graduação em MBA Gestão Empreendedora pela UFF. Sua experiência abrange a docência em diferentes níveis de ensino, incluindo Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, tanto na Rede Estadual quanto na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Além disso, teve um papel de destaque como Diretora Escolar na Rede Estadual de Ensino. Participou ativamente de cursos de atualização profissional, incluindo temas como Gestão Escolar e Tecnologia, e se envolveu em programas de educação e gestão educacional.Também atuou como Formadora de Formadores na Associação Parceiros da Educação, uma organização sem fins lucrativos. Sua trajetória demonstra um compromisso sólido com a educação e o desenvolvimento profissional ao longo dos anos https://orcid.org/0000-0001-8452-2372; http://lattes.cnpq.br/5241587380561289; regianevieira1965@gmail.com.onstra um compromisso sólido com a educação e o desenvolvimento profissional ao longo dos anos.

Claudia Leme Ferreira Davis, PUCSP

Possui graduação em Psicologia Bacharelado - Stanford University (1976), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1988). Atualmente é pesquisador senior da Fundação Carlos Chagas, superintendente de educação e pesquisa da Fundação Carlos Chagas, professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, parecerista ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, parecerista ad-hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e outro (especifique) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa Em Ciências Sociais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, psicologia da educação, formação de professor, educação e avaliação educacional https://orcid.org/0000-0002-0003-3510; http://lattes.cnpq.br/4497071021754173; , cdavis@fcc.org.br.

Citas

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Publicado

2023-11-03

Cómo citar

Araújo Vieira, R., & Leme Ferreira Davis, C. . (2023). El Director y la Escuela y su Papel como Mediadores de Conflictos. Ponto-E-Vírgula, 2(34). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/pontoevirgula/article/view/64035