INGOLD & DEWEY: O USO DA ANTROPOLOGIA NO ENSINO APRENDIZAGEM NA ARTE-EDUCAÇÃO É POSSÍVEL ?

Autores

  • Elton Samuel Moreira De Oliveira Da Silva Universidade do Estado do Amazonas

Palavras-chave:

Antropologia, Educação, Artes

Resumo

Neste artigo apresentaremos sobre o uso da antropologia na influência da disciplina de artes, já que não é fácil para o profissional, que além de explicar os movimentos artísticos, existem os culturais e como ela afeta na contemporaneidade. A pesquisa visa introduzir um questionamento na conexão entre sujeito e objeto, que por resultado mostra uma lacuna no repertório acadêmico, contudo, que não exclui a importância de potencializar no ensino aprendizagem na arte-educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elton Samuel Moreira De Oliveira Da Silva, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em Licenciatura em Dança pela Universidade do Estado do Amazonas (2019), Pós-graduação em Arte na Educação: Dança, Música e Teatro pela Faculdade Dom Alberto (2021), Pós-graduado em Arte e Educação pela Faculdade Uniasselvi (2021), Pós-graduado em Antropologia pela UniBF (2022) e Mestrando em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Amazonas (2023).Atualmente é bailarino clássico da Escola Profissional de Ballet Álvaro Gonçalves (método Royal Academy of Dance); Dançarino da Companhia Independente Artística Alpha Dance - CIAAD; Servidor Público (Cargo de Professor de Artes 20h) pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino - SEDUC-AM, lotado na Escola Estadual Coronel Pedro Camara; e Professor Voluntário (Cargo de 40h) da Escola Superior de Artes e Turismo ESAT/UEA, da disciplina História da Dança I.Tem experiência teórica na área das Artes, com ênfase em história e historiografia da dança, contudo, tem formação prática nas danças: Clássica (Método Inglês); Jazz Dance; Dança Indiana; Dança Contemporânea; e também na área do Circo como: Tecido Circense e Lira.

 

Referências

BARBOSA, Evandro, COSTA, Thaís, Metodologia e Prática em Filosofia, Pelotas: NEPFIL online, 2015. Disponível em: <http://nepfil.ufpel.edu.br/dissertatio/index.php> acessado no dia 02/12/2022

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018

DEWEY, John, Arte como Experiência, São Paulo, Editora Martins Fontes, 2010

DEWEY, John, Democracy and Education, Editora The Project Gutenberg, 2008 - E-book

DEWEY, John, Experience and Education, Editora Free Press, 2007 - E-book

FERRAZ, Maria Heloísa C. De T.; FUSARI, Maria F. De Resende e. Metodologia do Ensino de Arte: Fundamentos e proporções. 3. Ed. Rev.e maple., SP: Cortez, 2018.

INGOLD, Tim. Antropologia e/como Educação. Petrópoles, RJ: Vozes, 2020.

Downloads

Publicado

2024-10-01

Como Citar

Moreira De Oliveira Da Silva, E. S. (2024). INGOLD &amp; DEWEY: O USO DA ANTROPOLOGIA NO ENSINO APRENDIZAGEM NA ARTE-EDUCAÇÃO É POSSÍVEL ?. Ponto-E-Vírgula, 2(34). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pontoevirgula/article/view/66022