ITINERÂNCIAS SOBRE A NOSSA RELAÇÃO COM A ESCRITA: RELATOS E EXPERIÊNCIAS

Autores

  • Vanessa dos Anjos Ad-hoc no PROAP, Escola de Adm. - UFBA | Profa. Orientadora de TCC em Adm. Pública - UFBA | Profa. em Programas de Pós-Graduação nas áreas de Saúde e Educação
  • Mônica Daltro Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Palavras-chave:

Escrita; , Processo Sensorial; , Criatividade; , Legado Cultural; , Transformação.

Resumo

Este artigo, resultado de observações realizadas no contexto de uma pesquisa itinerante, explora a escrita como um processo transformador e sensorial, comparando-a ao trabalho do oleiro que molda o barro. A partir de uma experiência vivida em olarias, a reflexão se expande para mostrar como a escrita, assim como o artesanato, envolve os sentidos e a criatividade, conectando o passado ao presente. Ao estabelecer paralelos com figuras como Anne Frank, cujo diário se tornou um símbolo de resistência, e Vincent Van Gogh, que usava as cartas como forma de expressar suas emoções mais profundas, o texto discute o papel da escrita na construção de legados culturais e afetivos. Autores como Paulo Freire e Merleau-Ponty ajudam a fundamentar a visão da escrita como uma prática de expressão que vai além do registro histórico, sendo uma maneira de moldar ideias, sentimentos e narrativas. A mensagem final destaca o impacto duradouro da escrita, que, assim como as obras de arte e as criações manuais, transcende o tempo e transforma tanto o escritor quanto o leitor, deixando um legado que ecoa para as futuras gerações.

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Biografia do Autor

Vanessa dos Anjos, Ad-hoc no PROAP, Escola de Adm. - UFBA | Profa. Orientadora de TCC em Adm. Pública - UFBA | Profa. em Programas de Pós-Graduação nas áreas de Saúde e Educação

Vänessã Fragoso̊

Psicóloga. CRP/06:193567 | Arteterapeuta | Pedagoga

Dra. Medicina e Saúde Humana – Linha de Pesquisa em Saúde Mental/Neurociência
Me. em Tecnologias em Educação e Redes Sociais

Consultora Sociopedagógica Ad-hoc no PROAP, Escola de Adm. - UFBA | Profa. Orientadora de TCC em Adm. Pública - UFBA | Profa. em Programas de Pós-Graduação nas áreas de Saúde e Educação

Iniciativas nas Interfaces entre Aprendizagem Criativa, Saúde e Educação

Especialista em Desenvolvimento de Pessoas e Aprendizagem Corporativa

São Paulo/SP. vanessafragoso@yahoo.com.br

Lattes: lattes.cnpq.br/0735288007250867 

Mônica Daltro, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Psicóloga/ Professora Titular 

Dra. Medicina e Saúde Humana – Linha de Pesquisa em Saúde Mental/Neurociência

Curso Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Saúde Humana

Coordenadora do Mestrado Profissional Psicologia e Intervenções em Saúde

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Editora Científica da Revista Psicologia Diversidade e Saúde

monicardaltro@gmail.com

http://lattes.cnpq.br/8275952865057393 / 

https://orcid.org/0000-0002-5579-0914

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Publicado

2024-10-28

Como Citar

dos Anjos, V., & Daltro, M. . (2024). ITINERÂNCIAS SOBRE A NOSSA RELAÇÃO COM A ESCRITA: RELATOS E EXPERIÊNCIAS. Ponto-E-Vírgula, 2(34). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pontoevirgula/article/view/68368