O PAPEL DO SUPERVISOR DE ENSINO E SUA FUNÇÃO DIALÓGICA COM O CURRÍCULO

Authors

  • CINTIA SANTOS TOLOSA BIANCHI Pontíficia Católica de São Paulo https://orcid.org/0000-0003-2268-8873
  • MAIKOL NASCIMENTO PINTO Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Keywords:

Teaching Supervisor, Dialogic role, Curriculum, Occupation

Abstract

This work aimed to discuss the praxis of the Teaching Supervisor of the São Paulo state network, based on the conflicts and differences arising from the dichotomous relationship of the roles inherent to his role, the Administrative and the Pedagogical. In this sense, Bibliographic Research was used as a methodology to investigate the socio-historical context that reverberated in the current scenario of the function. Finally, the principles and objectives of the supervisory function are described, reflecting on the real role of the Teaching Supervisor and its analytical potential in relation to the problems of praxis.

 

 

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Author Biographies

CINTIA SANTOS TOLOSA BIANCHI, Pontíficia Católica de São Paulo

Doutoranda em Ciências Sociais - PUC SP.Mestre em Educação - Formação de Formadores pela PUC (2015). Pós Graduada em Gestão do Currículo pela USP (2012), graduada em Letras (1994), vinte e três anos como Professora Efetiva da Rede Estadual de São Paulo, Professora Coordenadora da Oficina pedagógica na Diretoria de Ensino de Santos, Professora Coordenadora de Ensino Médio, Fundamental dos Anos Iniciais e Finais em escolas regulares e de tempo integral, Consultora, Assessora e Desenvolvedora de conteúdo em instituições privadas de desenvolvimento educacional, quinze anos de experiência na formação de formadores, educadores, coordenadores e gestores no ensino formal e informal, vinte e três anos de experiência em Planejamento, prospecção, sistematização, implantação, acompanhamento, avaliação e devolutiva estatística de impacto de projetos educacionais com diretrizes para o trabalho pedagógico. Especialista em parceria público privada. Especialista em Educação sócio emocional. Articuladorainstitucional para campanhas políticas e Sociais.

MAIKOL NASCIMENTO PINTO, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP, na Linha de Pesquisa Estado e Sistemas Sócio-Políticos e tema voltado a Políticas Públicas em Educação, com estadia de investigação no Programa Interuniversitario de Doctorado em Educación (PIDE): Universidades Nacionales de Lanús (UNLa), Tres de Febrero (UNTreF) y San Martín (UNSaM), na Argentina. Bacharel e Mestre em Administração pela PUC-SP, Pós-Graduado em Docência no Ensino Superior (FSA), Sociólogo e Pedagogo (FPA), com Formação Pedagógica de Docentes (equivalente à Licenciatura Plena) pela Fatec São Paulo (CPS). Professor na Pós-Graduação do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (FEBASP), em Fatecs e Etec (CPS). Experiência como Coordenador de Cursos de Pós-Graduação (Senac), de Ensino Médio e Técnico (Etec), como Tutor de EaD (UNIVESP) e como Analista de Controladoria (FUNDASP: de 2008 a 2015).

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Published

2024-09-24

How to Cite

BIANCHI, C. S. T., & NASCIMENTO PINTO, M. (2024). O PAPEL DO SUPERVISOR DE ENSINO E SUA FUNÇÃO DIALÓGICA COM O CURRÍCULO . Ponto-E-Vírgula, 2(34). Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/pontoevirgula/article/view/64198