O PAPEL DO SUPERVISOR DE ENSINO E SUA FUNÇÃO DIALÓGICA COM O CURRÍCULO
Palabras clave:
Supervisor de enseñanza, Rol dialógico, Plan de estudios, OcupaciónResumen
Este trabajo tuvo como objetivo discutir la praxis del Supervisor de Docencia del estado de São Paulo, a partir de los conflictos y diferencias que surgen de la relación dicotómica de los roles inherentes a su cargo, el Administrativo y el Pedagógico. En este sentido, la Investigación Bibliográfica se utilizó como metodología para indagar en el contexto socio-histórico que reverberaba en el escenario actual de la función. Finalmente, se describen los principios y objetivos de la función supervisora, reflexionando sobre el papel real del Supervisor Docente y su potencial analítico en relación a los problemas de la praxis.
Descargas
Citas
ALONSO, Myrtes. A supervisão e o desenvolvimento profissional do professor. Supervisão Educacional para uma escola de qualidade: da formação à ação, v. 3, p. 167-181, 2002.
ALVES, Nilda (org.). Educação e Supervisão: o trabalho coletivo na escola. 11ª ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2006.
BARROS, Adriana Reis de; WYSZOMIRSKA, Rozangela Maria de Almeida Fernandes; LUCENA, Kerle Dayana Tavares de. Pedagogical needs from the perspective of curriculum internship supervision in occupational therapy. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 46, 2022.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 05 de outubro de 1988, texto consolidado até a emenda Constitucional Nº 71, de 29 de novembro de 2012.
BRASIL. Decreto Nº 19.890, de 18 de abril de 1931.
BRASIL. Decreto Lei Nº 53, de 18 de novembro de 1966.
BRASIL. Lei Nº 5540, de 28 de novembro de 1968.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei Nº 4.024 de 20 de dezembro de 1961.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei Nº 5.692 de 11 de agosto de 1971.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
BRASIL. Lei Nº 10.287 de 20 de setembro de 2001.
BRASIL. Lei Nº 11.738, de 16 de julho de 2008.
GATTI, Bernardete. A Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de educação, v. 13, n. 37, p. 57-70, 2008.
LODI, I. G. Ser professor universitário - um projeto em construção. Revista Evidência, v. 5, n. 5, 2012.
MARX, Karl. A Questão Judaica, 1843. Disponível em:https://www.marxists.org /portugues/marx/1843/questaojudaica.htm#t26. Acesso em 26mar. 2015.
MARTINS, Maira Gisela Oliveira; STORCK, Thiago Buzatto. O papel do supervisor pedagógico e sua importância na gestão democrática. Disponível em: academico_7152.pdf (storage.googleapis.com). Acesso em 07 nov. 2022.
MEDINA, Antonia da Silva. Supervisão escolar: da ação exercida à ação repensada. Porto Alegre: AGE, 2002.
MURAMOTO, Helenice Maria Sbrogio. Re-significando a supervisão na educação escolar pública. 1999. Tese de Doutorado.
MURAMOTO, Helenice Maria Sbrogio Supervisão da escola, para quê te quero? uma proposta aos profissionais da educação na escola pública. São Paulo: Iglu Editora, 1991.
SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Resolução SE nº 52, de 14/8/2013. Publicada em 15ago2013, Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 123 (152) – 31. São Paulo, 2013.
SÃO PAULO. Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. DECRETO Nº 52.625, de 15 de janeiro de 2008. Regulamenta o uso de telefone celular nos estabelecimentos de ensino do Estado de São Paulo. Disponível em
<http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2008/decreto-52625>15.01.2008.html. Acesso: 02 mai. 2015.
SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Proposta Curricular do Estado de São Paulo. São Paulo, 2008a.
SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Comunicado CENP, de 29 de janeiro de 2008. São Paulo, 2008b.
SÃO PAULO. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Secretaria muda módulo e supervisores de ensino terão mais tempo para se dedicar às escolas, 29/7/2008. São Paulo, 2008c.
SÃO PAULO. Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. LEI Nº 12.730, de 11 de outubro de 2007. Proíbe o uso telefone celular nos estabelecimentos de ensino do Estado, durante o horário de aula.
SÃO PAULO. Secretaria de Estado da Educação. Comunicado SE de 30 de julho de 2002. São Paulo, 2002.
SÂO PAULO. Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Supervisão Pedagógica em Ação. 2ª ed. São Paulo, SE/CENP, 1979.
SAVIANI, Demerval. A supervisão educacional em perspectiva histórica: da função à profissão pela mediação da ideia. In: FERREIRA, N. S. C. (org.). Supervisão Educacional para uma escola de qualidade: da formação a ação. São Paulo: Cortez, 2002.
SILVA, Júnior, CA. Organização do trabalho na escola pública: o pedagógico e o administrativo na ação supervisor. In: SILVA JÚNIOR, C. A. da; RANGEL, M. (Orgs.) Nove olhares sobre supervisão. 14ª. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Ponto-e-Vírgula
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.