Internet, childhoods and social co-responsibility
Keywords:
Media; Childhoods; Consumption; Connectivity.Abstract
Children have the right to a relationship of good experiences with the digital environment, healthy and with respect to their age group. Providing access to digital media and resources for babies and young children implies a conception on the issues of consumption, commercial use and a resignification so that this appropriation is critical and relevant. This is a collective challenge for all of us – the adults. The school, as a privileged place for reflection and discussion, must act in collaboration with families who often end up yielding to the great marketing pressure exercised on their children. Other social spheres must be co-responsible in this enterprise: government, companies and technology platforms, so that there is a healthy, creative and safe relationship.
Downloads
References
ANJOS, C. I. dos; FRANCISCO, D. J.. Educação infantil e tecnologias digitais: reflexões em
tempos de pandemia. Dossiê Especial: Educação infantil em tempos de Pandemia.
Revista Eletrônica editada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância noCentro de Ciências da Educação, UFSC. v. 23 n. Especial (2021). Disponível em:
<https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/issue/view/3163>. Acesso em 10 de jun. de 2024.
ARANTES, P.B. A plataformização das infâncias na Educação Infantil pública paulistana durante a pandemia do coronavírus. 2023.131 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
BIEGING, P.. As crianças e a internet: navegando pelo mundo virtual. IN: Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n. 27, p. 148-160, dez. 2012. Disponível em:
<https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/23606/23490>. Acesso em 10 de jun. de 2024.
CANCELA, E. A escola inteligente do Vale do Silício: assim se desenha os trabalhadores do futuro. Instituto Humanitas Unisinos, 2020. Disponível em: <https://www.ihu.unisinos.br/categorias/601419-a-escola-inteligente-do-vale-do-silicio-assim-se-desenha-os-trabalhadores-do-futuro-artigo-de-ekaitz-cancela>. Acesso em 10 de jun. de 2024.
GODOY, P. L. de; PIORINI, C. S. Atividades não presenciais para a Educação Infantil? Reflexões acerca das orientações do Conselho Nacional de Educação em tempos de Pandemia. In: MONÇÃO, M. A. G.; BARBOSA, L. M. R. (org.). Políticas Públicas de Educação Infantil: diálogos com o legado de Fúlvia Rosemberg. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021.
INSTITUTO ALANA. Dossiê Infâncias e COVID-19: os impactos da gestão da pandemia sobre crianças e adolescentes. Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário (CEPEDISA), 2022. Disponível em: <https://alana.org.br/wp-content/uploads/2022/03/DOSSIE-INFANCIAS-E-COVID-19.pdf>. Acesso em 10 de jun. de 2024.
INSTITUTO ALANA; MINISTÉRIO PÚBLICO DE SÃO PAULO. Comentário geral nº 25 sobre os direitos das crianças em relação ao ambiente digital. Disponível em <https://alana.org.br/wpcontent/uploads/2022/04/CG-25.pdf>. Acesso em 10 de jun. de 2024.
MALAGUZZI, L.. Histórias, Ideias e Filosofia Básica. IN: EDWARDS, Carolyn (org.). As Cem Linguagens da Criança: A abordagem de Reggio Emília na Educação da Primeira Infância/Carolyn Edwards, Lella Gandini, George Forman; tradução Dayse Batista. – Porto Alegre: Artmed, 1999.
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. História da Educação Infantil Paulistana. São Paulo: SME. 2015. Disponível em: <http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/24988.pdf>. Acesso em 10 de jun. de 2024.
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. O uso da tecnologia e da linguagem midiática na educação infantil. São Paulo: SME. 2015(b). Disponível em: <https://acervodigital.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/08/O-uso-datecnologia-.pdf>. Acesso em 10 de jun. de 2024.
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Mídias no universo infantil: um diálogo
possível. São Paulo: SME / DOT. 2008. Disponível em:
<https://acervodigital.sme.prefeitura.sp.gov.br/wpcontent/uploads/2022/03/MidiasUniversoInfantil.pdf>.Acesso em 10 de jun. de 2024.
SEBRIAM, D.; MARKUN, P.; GONSALES, P.. Como implementar uma política de Educação Aberta e Recursos Educacionais Aberto (REA): guia prático para gestores / São Paulo: Cereja Editora, 2017.
VÉLIZ, C.. Privacidade é poder: por que e como você deveria retomar o controle de seus dados / Carissa Véliz; tradução Samuel Oliveira; Ricardo Campos (prefácio). 1. ed., São Paulo: Editora Contracorrente, 2021.
ZUBOFF, S.. A era do capitalismo de vigilância. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Ponto-e-Vírgula
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.