Internet, infâncias e corresponsabilização social

Auteurs-es

  • Priscila Barbosa Arantes Pontifícia Universidade Católica São Paulo
  • Rosemary Segurado Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mots-clés :

Mídias, Infâncias, Consumo, Conectividade

Résumé

As crianças têm o direito a uma relação de boas experiências com o ambiente digital, saudáveis e com respeito à faixa etária. O oferecimento do acesso a mídias e recursos digitais para bebês e crianças pequenas implica uma concepção sobre as questões do consumo, do uso comercial e uma ressignificação para que essa apropriação seja crítica e relevante. Este é um desafio coletivo de todos nós – os adultos. A escola, enquanto local privilegiado para reflexões e discussões, deve agir em colaboração com as famílias que muitas vezes acabam cedendo à grande pressão mercadológica exercida sobre seus filhos. Outras esferas sociais devem se corresponsabilizar nessa empreitada: governo, empresas e plataformas de tecnologia, para que haja uma relação saudável, criativa e segura.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ANJOS, C. I. dos; FRANCISCO, D. J.. Educação infantil e tecnologias digitais: reflexões em

tempos de pandemia. Dossiê Especial: Educação infantil em tempos de Pandemia.

Revista Eletrônica editada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância noCentro de Ciências da Educação, UFSC. v. 23 n. Especial (2021). Disponível em:

<https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/issue/view/3163>. Acesso em 10 de jun. de 2024.

ARANTES, P.B. A plataformização das infâncias na Educação Infantil pública paulistana durante a pandemia do coronavírus. 2023.131 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.

BIEGING, P.. As crianças e a internet: navegando pelo mundo virtual. IN: Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n. 27, p. 148-160, dez. 2012. Disponível em:

<https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/23606/23490>. Acesso em 10 de jun. de 2024.

CANCELA, E. A escola inteligente do Vale do Silício: assim se desenha os trabalhadores do futuro. Instituto Humanitas Unisinos, 2020. Disponível em: <https://www.ihu.unisinos.br/categorias/601419-a-escola-inteligente-do-vale-do-silicio-assim-se-desenha-os-trabalhadores-do-futuro-artigo-de-ekaitz-cancela>. Acesso em 10 de jun. de 2024.

GODOY, P. L. de; PIORINI, C. S. Atividades não presenciais para a Educação Infantil? Reflexões acerca das orientações do Conselho Nacional de Educação em tempos de Pandemia. In: MONÇÃO, M. A. G.; BARBOSA, L. M. R. (org.). Políticas Públicas de Educação Infantil: diálogos com o legado de Fúlvia Rosemberg. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021.

INSTITUTO ALANA. Dossiê Infâncias e COVID-19: os impactos da gestão da pandemia sobre crianças e adolescentes. Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário (CEPEDISA), 2022. Disponível em: <https://alana.org.br/wp-content/uploads/2022/03/DOSSIE-INFANCIAS-E-COVID-19.pdf>. Acesso em 10 de jun. de 2024.

INSTITUTO ALANA; MINISTÉRIO PÚBLICO DE SÃO PAULO. Comentário geral nº 25 sobre os direitos das crianças em relação ao ambiente digital. Disponível em <https://alana.org.br/wpcontent/uploads/2022/04/CG-25.pdf>. Acesso em 10 de jun. de 2024.

MALAGUZZI, L.. Histórias, Ideias e Filosofia Básica. IN: EDWARDS, Carolyn (org.). As Cem Linguagens da Criança: A abordagem de Reggio Emília na Educação da Primeira Infância/Carolyn Edwards, Lella Gandini, George Forman; tradução Dayse Batista. – Porto Alegre: Artmed, 1999.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. História da Educação Infantil Paulistana. São Paulo: SME. 2015. Disponível em: <http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/24988.pdf>. Acesso em 10 de jun. de 2024.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. O uso da tecnologia e da linguagem midiática na educação infantil. São Paulo: SME. 2015(b). Disponível em: <https://acervodigital.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/08/O-uso-datecnologia-.pdf>. Acesso em 10 de jun. de 2024.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Mídias no universo infantil: um diálogo

possível. São Paulo: SME / DOT. 2008. Disponível em:

<https://acervodigital.sme.prefeitura.sp.gov.br/wpcontent/uploads/2022/03/MidiasUniversoInfantil.pdf>.Acesso em 10 de jun. de 2024.

SEBRIAM, D.; MARKUN, P.; GONSALES, P.. Como implementar uma política de Educação Aberta e Recursos Educacionais Aberto (REA): guia prático para gestores / São Paulo: Cereja Editora, 2017.

VÉLIZ, C.. Privacidade é poder: por que e como você deveria retomar o controle de seus dados / Carissa Véliz; tradução Samuel Oliveira; Ricardo Campos (prefácio). 1. ed., São Paulo: Editora Contracorrente, 2021.

ZUBOFF, S.. A era do capitalismo de vigilância. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2021.

Téléchargements

Publié-e

2024-07-24

Comment citer

Barbosa Arantes, P., & Segurado, R. (2024). Internet, infâncias e corresponsabilização social. Ponto-E-Vírgula, 2(34). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/pontoevirgula/article/view/67197