Futebol e imprensa: paixão e negócio

Autores/as

  • Luciano Deppa Banchetti

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2009i6p%25p

Palabras clave:

futebol, esporte das multidões, critica esportiva

Resumen

O futebol, ao longo dos anos, trouxe consigo elementos que possibilitarama construção de narrativas que priorizaram difundir um discursohomogeneizador. A partir, principalmente, de Mário Rodrigues Filhoe de Tomás Mazzoni, discursos voltados para elaboração de uma ideiade identidade unitária vêm sendo reproduzidos constantemente nãoapenas por cronistas, mas, também por diversas áreas da própriaacademia – que nos últimos anos cada vez mais se debruça sobre otema. O objetivo deste artigo é identificar e problematizar algumasdessas construções, voltando-nos para questões que procuramperceber a que grupos e interesses tal modelo de discurso atendia e,por que não dizer, ainda por ventura atende.

Métricas

Cargando métricas ...

Cómo citar

Banchetti, L. D. (2013). Futebol e imprensa: paixão e negócio. Ponto-e-Vírgula, (6). https://doi.org/10.23925/1982-4807.2009i6p%p

Número

Sección

Artigos