Futebol e imprensa: paixão e negócio

Auteurs-es

  • Luciano Deppa Banchetti

DOI :

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2009i6p%25p

Mots-clés :

futebol, esporte das multidões, critica esportiva

Résumé

O futebol, ao longo dos anos, trouxe consigo elementos que possibilitarama construção de narrativas que priorizaram difundir um discursohomogeneizador. A partir, principalmente, de Mário Rodrigues Filhoe de Tomás Mazzoni, discursos voltados para elaboração de uma ideiade identidade unitária vêm sendo reproduzidos constantemente nãoapenas por cronistas, mas, também por diversas áreas da própriaacademia – que nos últimos anos cada vez mais se debruça sobre otema. O objetivo deste artigo é identificar e problematizar algumasdessas construções, voltando-nos para questões que procuramperceber a que grupos e interesses tal modelo de discurso atendia e,por que não dizer, ainda por ventura atende.

Statistiques

Chargement des statistiques…

Téléchargements

Comment citer

Banchetti, L. D. (2013). Futebol e imprensa: paixão e negócio. Ponto-e-Vírgula, (6). https://doi.org/10.23925/1982-4807.2009i6p%p

Numéro

Rubrique

Artigos