Campanhas políticas em tempos de hiperpolítica: um ensaio sobre Peter Sloterdijk e a campanha de 2018

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2019i26p138-145

Palabras clave:

hiperpolítica, algoritmos digitais, polarização política, influenciadores digitais

Resumen

Em 2018 surgiu um tipo de agente no meio institucional da política: o influenciador digital. Sem capital político anterior, o influenciador se utilizou das novas formas de tecnologias para se comunicar com o seu público de maneira segmentada, contribuindo para a construção do que Peter Sloterdijk chamou de hiperpolítica. Como o meio influenciou a maneira de se fazer política e também de se relacionar politicamente? Qual é a realidade dos algoritmos digitais e como essa modernidade contribuiu para a polarização?

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Biografía del autor/a

Igor Fediczko Silva, PEPG Ciencias Sociais PUC-SP

Bacharel em Sociologia e Política, mestre em Ciências Sociais e doutorando do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP.

Rafael de Paula Aguiar Araújo

Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7632-6053

Publicado

2020-12-20

Cómo citar

Silva, I. F., & Araújo, R. de P. A. (2020). Campanhas políticas em tempos de hiperpolítica: um ensaio sobre Peter Sloterdijk e a campanha de 2018. Ponto-E-Vírgula, (26), 138–145. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2019i26p138-145