O Lobo de Wall Street como ilustração da Moda e do design na era do capitalismo financeiro

Auteurs-es

  • FRANCISCO PARENTE Belas Artes

Mots-clés :

Capitalismo, Estética, Consumo, Moda, Mal-estar

Résumé

O artigo apresenta um debate sobre o esvaziamento da estética na moda e no design diante da futilidade contemporânea e do modo como o capital é gerado dentro do mercado financeiro. Em princípio se definirá a ascensão do design e da moda no capitalismo artista e sua importância simbólica para o consumidor contemporâneo. Após esta contextualização o artigo usará do filme O Lobo de Wall Street para ilustrar a maneira como o senso estético entra em crise em uma economia que gera valor a partir da especulação abstrata, gerando uma elite ignorante que só se preocupa em saciar suas pulsões inconscientes mais latentes para combater o irremediável mal-estar civilizatório descrito por Freud.

Biographie de l'auteur-e

FRANCISCO PARENTE, Belas Artes

Possui graduação em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado (2018), especialização em Filosofia pela Universidade Estácio de Sá (2020), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2020) e atualmente é doutorando no programa de comunicação e semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo como bolsista CNPq. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação, atuando principalmente na pesquisa de gêneros cinematográficos e cinema hollywoodiano. Professor da Uninove e Coordenador do grupo de pesquisa Cultura do Consumo, Sociedade e Tendências no Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP - LABÔ.

Références

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Publié-e

2025-12-22

Comment citer

PARENTE, F. (2025). O Lobo de Wall Street como ilustração da Moda e do design na era do capitalismo financeiro. Ponto-e-Vírgula, 2(38). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/pontoevirgula/article/view/72766