O Lobo de Wall Street como ilustração da Moda e do design na era do capitalismo financeiro

Autores

  • Francisco Parente Belas Artes

Palavras-chave:

Capitalismo, Estética, Consumo, Moda, Mal-estar

Resumo

O artigo apresenta um debate sobre o esvaziamento da estética na moda e no design diante da futilidade contemporânea e do modo como o capital é gerado dentro do mercado financeiro. Em princípio se definirá a ascensão do design e da moda no capitalismo artista e sua importância simbólica para o consumidor contemporâneo. Após esta contextualização o artigo usará do filme O Lobo de Wall Street para ilustrar a maneira como o senso estético entra em crise em uma economia que gera valor a partir da especulação abstrata, gerando uma elite ignorante que só se preocupa em saciar suas pulsões inconscientes mais latentes para combater o irremediável mal-estar civilizatório descrito por Freud.

Biografia do Autor

Francisco Parente, Belas Artes

Possui graduação em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado (2018), especialização em Filosofia pela Universidade Estácio de Sá (2020), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2020) e atualmente é doutorando no programa de comunicação e semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo como bolsista CNPq. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação, atuando principalmente na pesquisa de gêneros cinematográficos e cinema hollywoodiano. Professor da Uninove e Coordenador do grupo de pesquisa Cultura do Consumo, Sociedade e Tendências no Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP - LABÔ.

Referências

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Publicado

2025-12-22

Como Citar

PARENTE, F. (2025). O Lobo de Wall Street como ilustração da Moda e do design na era do capitalismo financeiro. Ponto-e-Vírgula, 2(38). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pontoevirgula/article/view/72766