Dulce Carneiro e a moda: produção da imagem como existência artística e política

Auteurs-es

  • Maria Cecilia Conte Carboni Senac e Unidrummond
  • Juliana Robin Centro Universitário Belas Artes

Mots-clés :

Fotografia;, Dulce Carneiro; , Corpo , rastros, Moda

Résumé

Este artigo objetiva jogar luz na trajetória da fotógrafa Dulce Carneiro e na sua relação com a moda, indagando sobre suas funções na vida de Dulce Carneiro. Fotógrafa e criadora de moda autodidata, a influência modernista está presente nas suas fotografias e nas suas referências estéticas; sua maneira de se vestir afirmou sua presença artística e política em meios masculinos e elitizados. Na década de 1990 decidiu destruir seus arquivos profissionais e se afastar da fotografia, entretanto, sem se afastar da criação de moda. Através de depoimentos de pessoas que conviveram com a fotógrafa e uma ampla pesquisa bibliográfica, o texto se apoia na visão de Walter Benjamin e Roland Barthes sobre a fotografia, de Michel Foucault e Gilles Deleuze, sobre o poder e corpo e outros autores que debatem a imagem e a moda, como Gilles Lipovetsky, Valerie Steele, James Laver.

Bibliographies de l'auteur-e

Maria Cecilia Conte Carboni, Senac e Unidrummond

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e mestre pelo Programa de História Social da mesma universidade. É docente nos cursos de Comunicação e Artes do Centro Universitário Belas Artes, pesquisadora no ESPACC, credenciado junto ao CNPq.https://orcid.org/0000-0002-2404-4484.http.//lattes.cnpq.br/0349210847878885. cicacarboni@gmail.com.

Juliana Robin, Centro Universitário Belas Artes

Spécialiste en commerce de la mode (Fondation Armando Álvares Penteado) et en muséologie, conservation et collection (Centre universitaire des Beaux-Arts), elle est également diplômée en design visuel de l'École supérieure de propagande et de marketing. Directrice de la marque Madame Sher Corsets, elle possède une solide expérience dans le domaine des arts, notamment en mode et en photographie.

Références

ANDRADE, O. Manifesto Antropófago. Revista de Antropofagia, 1928. Disponível em:https://enciclopedia.itaucultural.org.br/obras/116769-manifesto-antropofago. Acesso em 24. abril.25.

AUGÈ, M. As Formas do Esquecimento. Almada: Íman Edições, 2001.

BARTHES, R. A câmera clara. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2015.

BENJAMIN, W. Obras escolhidas: magia, técnica, arte e política. São Paulo

BRAGA, J. Um século de Moda. 2a edição. São Paulo: D'Livros editora, 2024.

BRAGA, J.; PRADO, L. História da Moda no Brasil. São Paulo: Disal editora,2011.

BAUDELAIRE, C. O pintor da vida moderna. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

COSTA, H., SILVA, R. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac Naif, 2004.

DELEUZE, G; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 2010.

FERRARA, L. A comunicação que não vemos. São Paulo: Paulus, 2018.

FLUSSER, V. Filosofia da caixa-preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Sinergia Relume Dumará, 2002.

FOUCALT, M. Microfísica do Poder.17ª edição. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2002.

FONSECA, A. Poder e Corpo em Foucault: qual corpo? Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC, v. 35.1, jan./jun. 2015.Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/21678/1/2015_art_acmfonseca.pdf. Acesso em 16/nov.2025.

GINZBURG, C. O fio e os rastros. Verdadeiro, Falso, Fictício. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

GRECCO, P. A presença feminina em fotoclubes no século XX: apontamentos preliminares. Domínios da imagem, v. 11, n. 20 ,2017.

KOSSOY, B. Os tempos da fotografia. O efêmero e o perpétuo. São Paulo: Ateliê editorial, 2014.

LAVER, J. A roupa e a moda. Uma história concisa. São Paulo: Companhia das Letras,2008.

LIPOVETSKY, G. Império do Efêmero. A moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

MARRA, C. Nas sombras de um sonho. História e linguagens da fotografia de moda. São Paulo: editora Senac 2008.

NÖTH, W.; SANTAELLA, L. Imagem. Cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2014.

ROULLIÉ, A. A fotografia. Entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora Senac,2009

SOUZA.G. O espírito das roupas. A moda do século dezenove. São Paulo: Companhia das Letras, 1987

STEELE, V. Fetiche. Moda, Sexo & Poder. Rio de Janeiro, Rocco, 1997.

VEILLON, D. Moda & Guerra. Um retrato da França ocupada. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 2004.

ZORDAN, Paola. Gaia Educação: arte e filosofia da diferença. Curitiba: Appris, 2019.

Téléchargements

Publié-e

2025-12-22

Comment citer

Carboni, M. C. C., & Robin, J. (2025). Dulce Carneiro e a moda: produção da imagem como existência artística e política . Ponto-e-Vírgula, 2(38). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/pontoevirgula/article/view/74141