Dulce Carneiro e a moda: produção da imagem como existência artística e política
Mots-clés :
Fotografia;, Dulce Carneiro; , Corpo , rastros, ModaRésumé
Este artigo objetiva jogar luz na trajetória da fotógrafa Dulce Carneiro e na sua relação com a moda, indagando sobre suas funções na vida de Dulce Carneiro. Fotógrafa e criadora de moda autodidata, a influência modernista está presente nas suas fotografias e nas suas referências estéticas; sua maneira de se vestir afirmou sua presença artística e política em meios masculinos e elitizados. Na década de 1990 decidiu destruir seus arquivos profissionais e se afastar da fotografia, entretanto, sem se afastar da criação de moda. Através de depoimentos de pessoas que conviveram com a fotógrafa e uma ampla pesquisa bibliográfica, o texto se apoia na visão de Walter Benjamin e Roland Barthes sobre a fotografia, de Michel Foucault e Gilles Deleuze, sobre o poder e corpo e outros autores que debatem a imagem e a moda, como Gilles Lipovetsky, Valerie Steele, James Laver.
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