Anúncios

Chamada de Artigos – Revista Ponto e Vírgula (Edição nº 37 – Primeiro Semestre de 2025)

2025-03-26
A Revista Ponto e Vírgula convida pesquisadores e pesquisadoras a submeterem artigos para sua edição nº 37, que será publicada no primeiro semestre de 2025. O dossiê temático desta edição abordará territórios, resistência e autonomia: os desafios dos povos originários e das minorias na contemporaneidade, explorando as lutas por direitos, autodeterminação e reconhecimento em meio às transformações políticas e sociais atuais.

Serão aceitas propostas que contemplem os seguintes eixos temáticos:

  • Autonomia e direito à terra: desafios para os povos originários e comunidades tradicionais no século XXI.
  • Neocolonialismo e novas formas de exploração: impactos econômicos, ambientais e políticos sobre territórios historicamente marginalizados.
  • Epistemologias dissidentes: saberes indígenas, quilombolas e periféricos na construção do pensamento crítico.
  • Estado, violência e criminalização: políticas de repressão e resistência das minorias.
  • Racismo ambiental e crise climática: como as mudanças ambientais afetam de forma desigual diferentes populações.

As normas para submissão estão disponíveis na página da revista: Normas para Autores.

Saiba mais sobre Chamada de Artigos – Revista Ponto e Vírgula (Edição nº 37 – Primeiro Semestre de 2025)

Edição Atual

v. 2 n. 38 (2025): Dossiê: Estéticas do Poder e suas interseções entre Política, Cinema, Arte e Moda
Imagem criada por Jo Souza, Maikol Nascimento, sob o conceito de bricolagem de Lévi-Strauss, a imagem de capa do dossiê contém diversos fragmentos que se unem para delinear um caleidosópio de imagens, cores e formas. O conjunto desses elementos, constituem o todo, o qual revela camadas profundas de significados.   Organizadores:  Jo Souza  Maikol Nascimento  Cíntia Tolosa  Publicado 2025-12-22

O poder nunca é apenas um enunciado: ele é uma imagem, um gesto, uma textura. Ele desfila, posa, fala pela cor e pela ausência dela. Governa pelo corpo que encena, pela roupa que escolhe, pela lente que filma — e pelo corte que exclui. Neste dossiê, propomos uma travessia crítica por territórios onde a política se veste, se mostra e se faz ver. Moda e cinema, além de expressões culturais e criativas, são aqui compreendidos como dispositivos de visibilidade e disputa simbólica, onde se decidem quem pode aparecer, como pode aparecer: politizam o sensível. Este dossiê contou com pesquisadores e pesquisadoras das Ciências Sociais, do Cinema, da Moda, da Comunicação, da Filosofia e das Artes Visuais a investigar essas formas e representações sociais onde o estético não ilustra o político — mas o funda, o tensiona, o desafia.

Apresentação: Maikol Nascimento; Jo Souza e Cintia Tolosa.

Imagem de capa: Jo Souza e Maikol Nascimento

Publicado: 2025-12-22
Ver Todas as Edições