Reflexões sobre a Fundamentação Teórica de Psicólogos nas Secretarias de Educação de Minas Gerais

Autores

  • Silvia Maria Cintra da Silva Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Fabiana Marques Barbosa Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Anabela Almeida Costa e Santos Peretta Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Lilian Rodrigues de Sousa (Lato Sensu) em Gestão de Pessoas da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC)
  • Jaqueline Olina de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Cláudia Silva de Souza Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Paula Cristina Medeiros Rezende Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

Psicologia escolar, atuação do psicólogo, formação profissional

Resumo

Em pesquisa feita com psicólogos que atuam na rede pública de educação de MinasGerais, analisamos, à luz da Psicologia Escolar e Educacional Crítica, os elementos queconstituem a fundamentação teórica dos participantes. De 98 municípios pesquisados,42 contavam com psicólogos nas Secretarias de Educação. Desses, 32 responderam a umquestionário e, após análise das respostas, elegemos 14 para participarem da entrevista,que abordou: história do serviço; estrutura e condições de trabalho; atuação profissionale fundamentação teórica. Neste artigo, analisaremos as entrevistas de dois participantes.Os profissionais indicaram dedicação à Psicologia Escolar, mesmo diante dos impassesdo serviço. Destacamos a urgência de propostas de formação continuada e de assessoriaa secretarias de educação e aos psicólogos que atuam neste âmbito.

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Publicado

2012-06-01

Edição

Seção

Artigos