Reflexões sobre a Fundamentação Teórica de Psicólogos nas Secretarias de Educação de Minas Gerais
Mots-clés :
Psicologia escolar, atuação do psicólogo, formação profissionalRésumé
Em pesquisa feita com psicólogos que atuam na rede pública de educação de MinasGerais, analisamos, à luz da Psicologia Escolar e Educacional Crítica, os elementos queconstituem a fundamentação teórica dos participantes. De 98 municípios pesquisados,42 contavam com psicólogos nas Secretarias de Educação. Desses, 32 responderam a umquestionário e, após análise das respostas, elegemos 14 para participarem da entrevista,que abordou: história do serviço; estrutura e condições de trabalho; atuação profissionale fundamentação teórica. Neste artigo, analisaremos as entrevistas de dois participantes.Os profissionais indicaram dedicação à Psicologia Escolar, mesmo diante dos impassesdo serviço. Destacamos a urgência de propostas de formação continuada e de assessoriaa secretarias de educação e aos psicólogos que atuam neste âmbito.Téléchargements
Publié-e
2012-06-01
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.