Abordagens vygotskiana, walloniana e piagetiana: diferentes olhares para a sala de aula

Autores

  • Claudia Leme Ferreira Davis Programa de Pós-graduação em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP e pesquisadora da Fundação Carlos Chagas
  • Laurinda Ramalho de Almeida Programa de Pós-graduação em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP
  • Marilda Pierro de Oliveira Ribeiro Curso de Graduação em Psicologia da PUC-SP
  • Vivian Carla Bohm Rachman Programa de Pós-graduação em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP

Palavras-chave:

Piaget, Vygotski, Wallon, teorias de desenvolvimento, atividade docente.

Resumo

Após filmar as atividades de sala de aula de uma professora de 5º ano do Ensino Fundamental, trabalhando em uma escola pública do Estado São Paulo (Brasil), pediu-se a ela que falasse sobre alguns episódios selecionados e organizados a partir da edição das filmagens. A partir do que foi dito sobre um deles, discute-se como a cena retratada poderia ser entendida com base nas perspectivas vygotskiana, walloniana e piagetiana, buscando mostrar que, a despeito de suas diferenças, essas abordagens teóricas podem subsidiar uma prática pedagógica mais atenta à diversidade dos alunos, oferecendo-lhes maior autonomia e habilidades de pensamento mais sofisticadas e precisas.

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Publicado

2012-06-01

Edição

Seção

Artigos