Trajetórias na identidade profissional docente: aproximações teóricas

Autores

  • Fatima Maria Leite Cruz Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação – UFPE.
  • Maria da Conceição Carrilho de Aguiar Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação – UFPE.

Palavras-chave:

identidade profissional, identidade docente, educação escolar

Resumo

O texto se propõe a abordar o debate acerca da identidade profissional, bem como tece aproximações com a identidade docente em sua inserção no mundo produtivo, pela via da educação escolar. Como pressuposto, o desafio do(a) professor(a) saber quem é o sujeito e quem é o profissional requer a verificação de sua história e conhecer quais as outras fontes de reconhecimento para se constituir e se reconhecer na sua identidade profissional. A análise relaciona a noção de identidade e de profissionalidade à macroestrutura e suas repercussões na profissionalização docente. Procurou-se, ainda, identificar o sentido dessa construção coletiva, os modelos de profissão que alimentam as ações e a identidade profissional docente nos diferentes contextos socioprofissionais.

Downloads

Edição

Seção

Artigos