Trajetórias na identidade profissional docente: aproximações teóricas
Palabras clave:
identidade profissional, identidade docente, educação escolarResumen
O texto se propõe a abordar o debate acerca da identidade profissional, bem como tece aproximações com a identidade docente em sua inserção no mundo produtivo, pela via da educação escolar. Como pressuposto, o desafio do(a) professor(a) saber quem é o sujeito e quem é o profissional requer a verificação de sua história e conhecer quais as outras fontes de reconhecimento para se constituir e se reconhecer na sua identidade profissional. A análise relaciona a noção de identidade e de profissionalidade à macroestrutura e suas repercussões na profissionalização docente. Procurou-se, ainda, identificar o sentido dessa construção coletiva, os modelos de profissão que alimentam as ações e a identidade profissional docente nos diferentes contextos socioprofissionais.Métricas
Cargando métricas ...
Descargas
Cómo citar
Cruz, F. M. L., & Aguiar, M. da C. C. de. (2016). Trajetórias na identidade profissional docente: aproximações teóricas. Psicologia Da Educação, (33). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/28527
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.