Por entre ficções e descentramentos: discussões atuais de currículo e a Psicologia da Educação

Autores

  • Antonio Flávio Barbosa Moreira Universidade Católica de Petrópolis

Palavras-chave:

currículo, Psicologia da Educação, identidade, conhecimento

Resumo

O texto aborda as relações entre os campos do currículo e da Psicologia dac Educação. Defende uma estreita colaboração entre ambos, pautada pelas perspectiva que hoje norteia, dominantemente, o trabalho no campo do currículo: a compreensão, em vez da prescrição e da regulação. Sustenta que cabe ao campo do currículo formular interrogações sobre as questões que lhe são "próprias", recorrendo à psicologia da educação tanto na formulação quanto na discussão dessas indagações, mas sem aceitar imposições.O artigo inclui um panorama do campo do currículo contemporâneo, justifica a escolha de dois temas centrais ao campo do currículo - conhecimento e identidade - como objetos de sua atenção, para então explorar as relações dos mesmos com a Psicologia da Educação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2016-12-09

Como Citar

Moreira, A. F. B. (2016). Por entre ficções e descentramentos: discussões atuais de currículo e a Psicologia da Educação. Psicologia Da Educação, (17). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/30811

Edição

Seção

Artigos