Família contemporânea e as funções parentais: há nela um ato amor?

Autores

  • Márcia Aparecida Vitorello Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação

Palavras-chave:

família contemporânea, funções parentais, subjetividade, sujeito, Psicanálise, Educação

Resumo

Tendo em vista que a estruturação psíquica do sujeito, suporte das aprendizagens, depende dos modos de relação da criança com os pais, tecemos uma discussão sobre as funções parentais na família contemporânea. O artigo foi construído a partir da escuta de alunos do curso de Pedagogia sobre as observações de crianças realizadas para a disciplina de Psicologia da Educação. Partindo dessa experiência, foi elaborada uma reflexão teórica com enfoque na Psicanálise freudo-lacaniana a respeito de como os adultos da cultura atual têm desempenhado as funções parentais e seus impasses na estruturação da subjetividade dos sujeitos filhos. Foram evidenciadas as mudanças nas configurações sociais e nas formas de subjetivar dos sujeitos na contemporaneidade. Tal discussão permite aos discentes do campo da educação formular novas maneiras de compreender os sujeitos das aprendizagens.

Biografia do Autor

Márcia Aparecida Vitorello, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutoranda em Educação (PPGEdu/FACEd/UFRGS)

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Publicado

2018-09-13

Edição

Seção

Artigos