Ensino de leitura para alunos do ensino fundamental – proposta com base

Autores

  • Márcia Aparecida Pasqual Fernandes
  • Melania Moroz Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Palavras-chave:

Análise do Comportamento, discriminação condicional, equivalência de estímulos, ensino de leitura

Resumo

A Análise do Comportamento, tendo como suporte o modelo de equivalência de estímulos, tem investigado a instalação e a ampliação de repertório de leitura. Este estudo visou implementar uma proposta de ensino de leitura de palavras a oito alunos de 3º ano (2ª série) do ensino fundamental, com dificuldade em leitura, diagnosticada em avaliação prévia. Foram ensinadas, por meio de discriminação condicional, as relações A-B, A-C, C-E e A-E (A-palavra ditada, B-figura, C-palavra impressa, E-letras que formam a palavra) e realizados testes de emergência das relações B-C, C-B e C-D (leitura expressiva) e de generalização de leitura de palavras e de frases. Os resultados indicaram ampliação do repertório dos participantes, inclusive na generalização de leitura de frases.

Biografia do Autor

Márcia Aparecida Pasqual Fernandes

Professora Titular de Língua Portuguesa na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Melania Moroz, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação na Pontifícia Universidade Católica – PUC-SP.

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Publicado

2018-09-13

Edição

Seção

Artigos