Ensino de leitura para alunos do ensino fundamental – proposta com base

Autores/as

  • Márcia Aparecida Pasqual Fernandes
  • Melania Moroz Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Palabras clave:

Análise do Comportamento, discriminação condicional, equivalência de estímulos, ensino de leitura

Resumen

A Análise do Comportamento, tendo como suporte o modelo de equivalência de estímulos, tem investigado a instalação e a ampliação de repertório de leitura. Este estudo visou implementar uma proposta de ensino de leitura de palavras a oito alunos de 3º ano (2ª série) do ensino fundamental, com dificuldade em leitura, diagnosticada em avaliação prévia. Foram ensinadas, por meio de discriminação condicional, as relações A-B, A-C, C-E e A-E (A-palavra ditada, B-figura, C-palavra impressa, E-letras que formam a palavra) e realizados testes de emergência das relações B-C, C-B e C-D (leitura expressiva) e de generalização de leitura de palavras e de frases. Os resultados indicaram ampliação do repertório dos participantes, inclusive na generalização de leitura de frases.

Biografía del autor/a

Márcia Aparecida Pasqual Fernandes

Professora Titular de Língua Portuguesa na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Melania Moroz, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação na Pontifícia Universidade Católica – PUC-SP.

Publicado

2018-09-13

Número

Sección

Artigos