Formação do educador - uma discussão dos saberes que integram o processo
Palavras-chave:
saberes, dilema, incidente crítico, formação inicial, pedagogiaResumo
Este estudo discute os saberes que estão implicados na formação inicial do educador tal como formulados por Saviani (1996, p. 150) - o saber atitudinal, o crítico contextual, os saberes específicos, o pedagógico, o didático-curricular - analisando-os a partir da discussão de um incidente crítico. A Leitura e análise do material levantado com as respostas de dezoito alunos do último ano do curso (noturno) de Pedagogia de uma universidade particular confessional colocaram em evidência aspectos relativos aos valores, ou seja, ao julgamento de uma determinada conduta por parte de um profissional de acordo com o que dele se esperava, de acordo com aquilo que ele deveria fazer ou deveria ter feito. Alguns desses valores expressos nos depoimentos, considerados ponto de partida, foram esmiuçados na perspectiva de encontrar seus pressupostos teóricos, a sua essênciaDownloads
Publicado
2019-02-11
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.