Avaliação de um programa de ensino para capacitar mães como agentes favorecedoras do estudar

Autores

  • Luiz Henrique Gurgueira Universidade Federal de São Carlos
  • Ana Lucia Cortegoso Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

treino de pais, comportamento de estudo, fracasso escolar

Resumo

Pais são agentes importantes para criação de condições para aquisição de repertórios adequados e modificação de repertórios inadequados de estudo em crianças, porém freqüentemente, não estão capacitados para tanto. O objetivo da presente pesquisa foi avaliar os resultados de um treinamento de mães de crianças com história de fracasso escolar como agentes favorecedoras de comportamentos adequados de estudo nestas crianças. O treino consistiu de encontros individuais entre pesquisador e três mães, tendo sido apresentadas informações, realizados exercícios e debates sobre aspectos relevantes à promoção de comportamentos adequados de estudo em crianças. Uma das mães completou todas as etapas da pesquisa, mas foram observadas mudanças em relatos das participantes na direção dos objetivos do programa.

Biografia do Autor

Ana Lucia Cortegoso, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – São Paulo – Brasil Professora da Universidade Federal de São Carlos – São Paulo – Brasil Endereço. Rua Antonio Fiorentino, 58, Jardim Ricetti, São Carlos – SP – Cep 13570-020 Telefone. (16) 3368-1529 (res); 9174-1593 (cel); 3351-8361 (trab) E-mail.

Downloads

Publicado

2019-05-29

Edição

Seção

Artigos