Os sentidos da liberdade segundo professores da educação básica

Autores

  • Pedro Vitor Barnabé Milanesi Centro Universitário Herminio Ometto de Araras
  • Mauro Martins Amatuzzi Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Palavras-chave:

liberdade, educação, psicologia, fenomenologia

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi compreender os sentidos da liberdade no contexto da escola segundo a experiência de professores da Educação Básica. Para tanto, foram entrevistados três professores dos diferentes níveis da Educação Básica. Após as entrevistas, foram elaborados relatos expressivos de cada encontro entre pesquisador e professor, levando em conta a presença de ambos. Unidades de sentido foram destacadas nos relatos das entrevistas, possibilitando a construção de uma compreensão das vivências. Pode-se dizer que os sentidos das vivências de liberdade dos professores apontam para a humanização das relações educativas como um todo. Ainda se pode ressaltar a busca dos professores por um sentido do ensinar.

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Biografia do Autor

Pedro Vitor Barnabé Milanesi, Centro Universitário Herminio Ometto de Araras

Mestre em Psicologia pela PUC- Campinas Professor do Centro Universitário Herminio Ometto de Araras, UNIARARAS.

Mauro Martins Amatuzzi, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP Professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas Endereço para correspondência: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências da Vida, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

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Publicado

2019-05-29

Edição

Seção

Artigos