Subjetividade de professoras/es: sentidos do aprender e do ensinar
Palavras-chave:
formação de professores, jogo de areia, subjetividadeResumo
A questão da subjetividade vem sendo discutida com muita ênfase nas últimas décadas. Ela permeia o modo de o sujeito estar no mundo e no trabalho em geral, afetando, no caso do professor, suas perspectivas em relação à formação e suas formas de atuação profissional. Entretanto, constata-se dificuldade, por parte do sistema educativo, em perceber que os professores são indivíduos com subjetividades pessoais e profissionais. São sujeitos que vão produzindo sentidos em seus processos de aprender e de ensinar. Este estudo discute teorias e concepções sobre a construção da subjetividade em professoras/es, com base na configuração de sentidos que produzem em seus processos de aprender e de ensinar em suas famílias, em suas comunidades de convivência, escolas e em sua formação. A breve apresentação de aplicação da técnica do jogo de areia com professoras/es ilustra uma possibilidade de abertura de espaços facilitadores de produção de sentidos para, talvez assim, superar as situações problemáticas relativas à formação de professores e, conseqüentemente, à qualificação do ensino e da educação.Downloads
Publicado
2019-05-30
Edição
Seção
Artigos
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