O papel da afetividade e do outro na constituição de leitores de classes menos favorecidas

Autores

  • Mariana Matos Universidade Federal de Pernambuco
  • Sandra Ferreira Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais

Palavras-chave:

constituição de leitor, afetividade, leitura, classes menos favorecidas

Resumo

Objetivou-se verificar como se dá a constituição de leitor em classes menos favorecidas, quais as influências da afetividade, quem são os outros mediadores e a influência do meio social nesse processo. Foram selecionados seis adolescentes de uma escola pública da zona sul do Recife, por indicação das bibliotecárias e/ou através de observações informais na biblioteca escolar. Inicialmente, realizou-se uma entrevista para levantar aspectos das histórias de vida e de leitura, interesses, trajetória escolar e concepções de leitura e de leitor. Posteriormente, selecionaram-se duas garotas e um garoto, de 17 anos, com as histórias mais representativas, aos quais foi aplicada uma segunda entrevista para maiores esclarecimentos. Observou-se que nos três casos, há um outro, um mediador com o qual se há vínculos afetivos – de admiração, de dependência, de prazer, de interesse. Um outro que também pode ser a cultura, como é o caso do livro.

Biografia do Autor

Mariana Matos, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE – Brasil

Sandra Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais

Doutora em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco e professora do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE – Brasil

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Publicado

2019-05-30

Edição

Seção

Artigos