Escola: lugar de conhecimento, compromisso, desafios para estudantes de Pedagogia e Medicina

Sandra Lúcia Ferreira Acosta Soares, Clarilza Prado de Sousa

Resumo


Este texto procura discutir, por meio das representações sociais, as imagens que um grupo de universitários paulistas têm da escola. Para compreendê-la como um espaço de conhecimento, compromisso e desafios foi preciso considerar as imagens que vêm sendo construídas por seus atores como elementos flexíveis, que se encontram em movimentos ininterruptos, orientando atitudes e condutas diárias. A apreensão desse espaço demandou uma pesquisa que exigiu uma proposta metodológica multidimensional, realizada a partir da coleta e do processamento de um conjunto de informações advindas de narrativas desenhadas e escritas. Os resultados da análise dos dados, de maneira geral, registraram duas dimensões de imagens permeando a representação social da escola para os universitários investigados. A primeira, compartilhada pelos estudantes de Pedagogia, indicou uma escola idealizada com seus materiais escolares e ambientes típicos de uma escola de ensino infantil ou fundamental. A segunda, descrita por alunos de Medicina, expôs a escola do presente ou a escola em que vivem como alunos. Uma escola que tem como luta o crescimento pessoal, oferecendo condições materiais e físicas.

Palavras-chave


representações sociais; imagem; escola

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.