Escola: lugar de conhecimento, compromisso, desafios para estudantes de Pedagogia e Medicina

Autores/as

  • Sandra Lúcia Ferreira Acosta Soares
  • Clarilza Prado de Sousa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Palabras clave:

representações sociais, imagem, escola

Resumen

Este texto procura discutir, por meio das representações sociais, as imagens que um grupo de universitários paulistas têm da escola. Para compreendê-la como um espaço de conhecimento, compromisso e desafios foi preciso considerar as imagens que vêm sendo construídas por seus atores como elementos flexíveis, que se encontram em movimentos ininterruptos, orientando atitudes e condutas diárias. A apreensão desse espaço demandou uma pesquisa que exigiu uma proposta metodológica multidimensional, realizada a partir da coleta e do processamento de um conjunto de informações advindas de narrativas desenhadas e escritas. Os resultados da análise dos dados, de maneira geral, registraram duas dimensões de imagens permeando a representação social da escola para os universitários investigados. A primeira, compartilhada pelos estudantes de Pedagogia, indicou uma escola idealizada com seus materiais escolares e ambientes típicos de uma escola de ensino infantil ou fundamental. A segunda, descrita por alunos de Medicina, expôs a escola do presente ou a escola em que vivem como alunos. Uma escola que tem como luta o crescimento pessoal, oferecendo condições materiais e físicas.

Biografía del autor/a

Sandra Lúcia Ferreira Acosta Soares

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP, Brasil

Clarilza Prado de Sousa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Professora Titular do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP, Brasil

Publicado

2019-06-04

Número

Sección

Artigos