Psicologia educacional e arte literária: interlocuções para a compreensão dos laços familiares e escolares na atualidade
Palavras-chave:
psicologia histórico-cultural, arte literária, famíliaResumo
O presente trabalho, à luz da psicologia histórico-cultural, objetiva estabelecer interlocuções entre psicologia educacional e arte literária para subsidiar os enfrentamentos de educadores e psicólogos referentes à relação família e escola na atualidade. Para tanto, este estudo respalda-se em obras de Balzac, representativas do século XIX, enquanto recurso capaz de informar acerca das relações sociais e dos vínculos familiares como intimamente relacionados ao movimento de transformação social. Conclui-se que o exercício de analisar a família pela vertente histórica é uma ferramenta importante para a psicologia educacional por apreender os embates atuais como questões humanas próprias desta época, tendo a possibilidade de criar novas práticas de intervenção no âmbito escolar com a família.Downloads
Publicado
2019-06-04
Como Citar
Silva, G. L. R. da. (2019). Psicologia educacional e arte literária: interlocuções para a compreensão dos laços familiares e escolares na atualidade. Psicologia Da Educação, (24). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/43266
Edição
Seção
Artigos
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