SENTIDOS DE RELAÇÕES DE GÊNERO PRODUZIDOS POR ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Kelly Pereira Uchoa Universidade Federal do Amazonas
  • Fabiane Aguiar Silva Universidade Federal do Amazonas
  • André Luiz Machado das Neves Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Iolete Ribeiro da Silva Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

gênero, adolescência, escola, psicologia social

Resumo

O objetivo do presente estudo foi compreender os sentidos de relações de gênero produzidos por adolescentes de uma escola pública de Manaus-AM. A pesquisa fundamentou-se na abordagem da Psicologia Sócio-Histórica visando contribuir com a discussão de gênero pautada na relação construída socialmente entre as performances de gêneros. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa de caráter exploratório e os instrumentos para a construção de dados foram a observação participante e o grupo focal. A análise dos dados foi fundamentada na proposta dos Núcleos de Significação. Como resultados da pesquisa, observou-se que os sentidos de relações de gênero produzidos pelos adolescentes revelaram um processo dialético de significados de performances de gênero pautados em concepções heteronormativas, bem como, mais desconstruídas sobre os papeis masculinos e femininos. Ou seja, significados que estruturam concepções mais normativas de gênero vêm interagindo com discursos emancipatórios sobre as performances e produzem sentidos estruturados em anseios de relações contemporâneas mais satisfatórias. As discussões sobre relações contribuem com a produção de sentidos de relações mais alternativas, libertárias e criativas a partir da reflexão social, histórica e cultural das performances de gênero.

Biografia do Autor

Kelly Pereira Uchoa, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda de Psicologia na Universidade Federal do Amazonas pesquisadora do grupo de pesquisa Subjetividades, povos amazônicos e processos de desenvolvimento humano, da Universidade Federal do Amazonas.

Fabiane Aguiar Silva, Universidade Federal do Amazonas

Psicóloga, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Especialista em Desenvolvimento Humano. Pesquisadora do grupo de pesquisa Subjetividades, povos amazônicos e processos de desenvolvimento humano, da Universidade Federal do Amazonas.

André Luiz Machado das Neves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas. Professor da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas, Pesquisador do Núcleo de Estudos Psicossociais sobre Direitos Humanos e Saúde - NEPDS/UEA

Iolete Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Amazonas, Diretora da Faculdade de Psicologia da UFAM. Atua no programa de pós-graduação em Psicologia e programa de pós-graduação em Educação da UFAM. É coordenadora do grupo de pesquisa Subjetividades, povos amazônicos e processos de desenvolvimento humano, da Universidade Federal do Amazonas.

Downloads

Publicado

2019-10-23

Edição

Seção

Artigos