A produção de teses e dissertações do PED - PUC-SP sobre afetividade no contexto escolar

Autores

  • Laurinda Ramalho de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
  • Andrea J. P. Mollica Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
  • Cláudia M. L. R. Saud Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
  • Fátima B. M. Cintra Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
  • Glaucia C. R. Medrado Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
  • Márcia T. C. Necyk Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
  • Renata Rainatto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
  • Yuska N. B. Felicio-Garcia Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Palavras-chave:

Afetividade, contexto escolar, estado do conhecimento.

Resumo

O estudo teve como objetivo identificar e analisar a produção de teses e dissertações defendidas no PED-PUC-SP, no período de 1969 a 2009, que priorizaram questões relativas à afetividade no contexto escolar, este concebido como o que envolve acontecimentos inseridos no âmbito da escola. O estudo corresponde a um "estado do conhecimento", consoante o posicionamento de Romanowski e Ens (2006). Foram identificadas 71 pesquisas, sendo 17 teses e 54 dissertações, algumas de cunho teórico e a maioria de cunho empírico. As pesquisas evidenciaram que a maneira de o professor expressar afetividade repercute diretamente no seu aluno, tanto na dimensão cognitiva como na forma de se relacionar com a matéria curricular e com a escola, e que o investimento no aprimoramento das relações interpessoais entre diferentes agentes educativos provoca avanços no desenvolvimento dos profissionais e dos alunos.

Biografia do Autor

Laurinda Ramalho de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Professora doutora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Cláudia M. L. R. Saud, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Mestre e doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação.

Glaucia C. R. Medrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Mestranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Publicado

2019-10-24

Edição

Seção

Artigos