Psicologia, povos indígenas e grade curricular
DOI:
https://doi.org/10.23925/2175-3520.2023i56p39-47Palavras-chave:
Psicologia, Matriz curricular, Povos indígenasResumo
A produção deste artigo visa avaliar e questionar como a psicologia está formulando discussões acerca da população indígena brasileira nas grades curriculares vigentes nos cursos de graduação de psicologia durante o ano de 2020. A partir da perspectiva metodológica de análise documental e de conteúdo, o artigo teve como objetivo analisar as grades curriculares de cursos de Psicologia no Brasil com notas equivalentes a quatro e cinco do Coeficiente Preliminar dos Cursos (CPC) no MEC. Com análise de 217 cursos que seguem esse critério, chegou-se ao conhecimento de que cerca de oito cursos possuem disciplinas voltadas aos aspectos da psicologia e o campo, com foco nos povos indígenas. As disciplinas dividiram-se em 7 eletivas ou optativas e 1 na categoria obrigatória, sendo 6 em instituições particulares e 2 em públicas. Esse número mostra que ainda há escassez desse conteúdo dentro das grades curriculares, o que, por certo, impacta a formação de estratégias de atuação junto a estes povos, percebendo-se assim a necessidade da psicologia se refazer para melhor acolher as demandas do campo.
Referências
Bardin, L. (1997). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Baró, I. M. (1996). O papel do psicólogo. Estudos de Psicologia, 2(1), 7-27. https://doi.org/10.1590/S1413-294X1997000100002.
Berni, L. E. V. (2016). A ciência, o índio e o Brasil: fundamentos para uma revisão epistemológica. In: Conselho Regional de Psicologia da 6.ª região (org.), Povos Indígenas e Psicologia: a procura do bem viver (pp. 104-109). https://www.crpsp.org/uploads/impresso/110/RLAg_HX8E6bm0fVjb2gpqCkreIBkTy0W.pdf.
Brasil. (2008). Lei Nº 11.645, de 10 de Março de 2008. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11645.htm.
Ministério da Educação. Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro e-MEC. Recuperado de https://emec.mec.gov.br/emec/nova.
Ministério da Educação. (2023). Educação Superior. Recuperado de https://www.gov.br/mec/ptbr/acessoainformacao/perguntasfrequentes/educacao-superior-1.
Conselho Federal de Psicologia. (2004). Série Gente da Terra. https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2007/06/relatorio_gente_terra.pdf.
Conselho Federal de Psicologia. (2005). Código de Ética Profissional do Psicólogo (3rd ed.). https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo-de-etica-psicologia.pdf.
Conselho Federal de Psicologia. (2019). Referências técnicas para atuação de psicólogas (os) na atenção básica à saúde (2a ed.). https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2019/11/CFP_atencaoBasica-2.pdf.
Conselho Federal de Psicologia. (2022). Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) junto aos povos indígenas. https://crepop.cfp.org.br/wp-content/uploads/sites/34/2022/10/030-Crepop-Referencias-Tecnicas-para-Atuacao-de-Psicologasos-Junto-aos-Povos-Indigenas.pdf.
Conselho Regional de Psicologia da 6.ª região (org.) (2010). Psicologia e Povos Indígenas.https://www.crpsp.org/uploads/impresso/101/71PFBBgf9yJBWpDdUjvKfbMGNI95-DIS.pdf.
Conselho Regional de Psicologia da 6.ª região (org.) (2016). Povos Indígenas e Psicologia: a procura do bem viver. https://www.crpsp.org/uploads/impresso/110/RLAg_HX8E6bm0fVjb2gpqCkreIBkTy0W.pdf.
Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (2016, 31 de agosto). História da Psicologia e as Relações Étnico Raciais [Vídeo]. Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=kWxksk-c_0I&t=1654s.
Ferraz, I. T., & Domingues, E. (2016). A Psicologia Brasileira e os Povos Indígenas: Atualização do Estado da Arte. Psicologia: Ciência e Profissão. 3(36), 682-695. https://doi.org/10.1590/1982-3703001622014.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2023). Censo Demográfico 2022: Indígenas. Primeiros resultados do universo. https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv102018.pdf.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Gráficos e Tabelas Recuperado de https://indigenas.ibge.gov.br/graficos-e-tabelas-2.html.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O Brasil Indígena. Recuperado de https://indigenas.ibge.gov.br/estudos-especiais-3/o-brasil-indigena.
Institutos Superiores de Ensino do Censa. PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PDI 2022 – 2026 Recuperado de https://www.isecensa.edu.br/wp-content/uploads/2023/11/PDI_2022_2026_REVISADO_2023_SITE.pdf.
Marconi, M. A., & Lakatos, E. M.. (2003) Fundamentos de Metodologia Científica (5a ed). São Paulo: Atlas.
Ministério da Educação. (2011). Resolução Nº 5 de 15 de março de 2011. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, estabelecendo normas para o projeto pedagógico complementar para a Formação de Professores de Psicologia. Recuperado dehttps://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN52011.pdf?query=Brasil.
Ministério da Saúde. (2007). Portaria Nº 2.759, de 25 de outubro de 2007. Estabelece diretrizes gerais para a Política de Atenção Integral à Saúde Mental das Populações Indígenas e cria o Comitê Gestor. Recuperado de https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2007/prt2759_25_10_2007.html.
Silva, T. S. (2019). Psicologia e Povos Indígenas. Conselho Regional de Psicologia do DF, 2019. Consultado a 17 de junho de 2020. https://www.crp-01.org.br/notices/8464.
Universidade de Cuiabá. Catálogo Institucional das condições de oferta dos cursos de graduação. Recuperado de https://pim-cms.s3.sa-east-1.amazonaws.com/unic/public/2022-06/780_CI_UNIVERSIDADE%20DE%20CUIAB%C3%81_22.2_compressed.pdf.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Campus São Leopoldo. Currículo acadêmico em psicologia. Recuperado de https://www.unisinos.br/graduacao/images/cursos/curriculos/psicologia/Psicologia_Curriculo_Completo.pdf.
Universidade Federal de Roraima. Estrutura curricular. Recuperado de http://ufrr.br/psicologia/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=7&Itemid=193.
Universidade Federal do Amazonas. Matriz Curricular. Recuperado de https://fapsi.ufam.edu.br/graduacao/matriz-curricular.html.
Universidade Salgado de Oliveira. Ementa do curso. Recuperado de https://universo.edu.br/curso/psicologia/.
Vianna, J. J. B., Cedaro, J. J., & Ott, A. M. T. (2012). Aspectos psicológicos na utilização de bebidas alcoólicas entre os Karitiana. Psicologia e Sociedade, 24(1), 94-103. doi:10.1590/S0102-71822012000100011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Psicologia da Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.