Psicología, pueblos indígenas y curriculum
DOI:
https://doi.org/10.23925/2175-3520.2023i56p39-47Palabras clave:
Psicología, Plan de Estudios, Pueblos IndígenasResumen
Este artículo tiene como objetivo evaluar y cuestionar cómo la psicología está formulando discusiones sobre la población indígena brasileña en los planes de estudio de los cursos de psicología de pregrado durante 2020. Desde la perspectiva metodológica del análisis documental y de contenido, el siguiente artículo tuvo como objetivo analizar los currículos de los cursos de psicología en Brasil con notas equivalentes a cuatro y cinco en el Coeficiente Preliminar de Cursos (CPC) del MEC. Al analizar 217 cursos que siguen este criterio, supimos que alrededor de ocho cursos tienen asignaturas centradas en el aspecto de la psicología y el campo de los pueblos indígenas. Las materias se dividieron en 7 electivas u optativas y 1 obligatoria, 6 en instituciones privadas y 2 en públicas. Este número muestra que todavía hay una escasez de contenido dentro de los planes de estudio, lo que sin duda fomenta la formación de estrategias para trabajar con estos pueblos, dándose así de la necesidad de que la psicología se rehaga para satisfacer mejor las demandas del campo.
Citas
Bardin, L. (1997). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Baró, I. M. (1996). O papel do psicólogo. Estudos de Psicologia, 2(1), 7-27. https://doi.org/10.1590/S1413-294X1997000100002.
Berni, L. E. V. (2016). A ciência, o índio e o Brasil: fundamentos para uma revisão epistemológica. In: Conselho Regional de Psicologia da 6.ª região (org.), Povos Indígenas e Psicologia: a procura do bem viver (pp. 104-109). https://www.crpsp.org/uploads/impresso/110/RLAg_HX8E6bm0fVjb2gpqCkreIBkTy0W.pdf.
Brasil. (2008). Lei Nº 11.645, de 10 de Março de 2008. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11645.htm.
Ministério da Educação. Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro e-MEC. Recuperado de https://emec.mec.gov.br/emec/nova.
Ministério da Educação. (2023). Educação Superior. Recuperado de https://www.gov.br/mec/ptbr/acessoainformacao/perguntasfrequentes/educacao-superior-1.
Conselho Federal de Psicologia. (2004). Série Gente da Terra. https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2007/06/relatorio_gente_terra.pdf.
Conselho Federal de Psicologia. (2005). Código de Ética Profissional do Psicólogo (3rd ed.). https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo-de-etica-psicologia.pdf.
Conselho Federal de Psicologia. (2019). Referências técnicas para atuação de psicólogas (os) na atenção básica à saúde (2a ed.). https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2019/11/CFP_atencaoBasica-2.pdf.
Conselho Federal de Psicologia. (2022). Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) junto aos povos indígenas. https://crepop.cfp.org.br/wp-content/uploads/sites/34/2022/10/030-Crepop-Referencias-Tecnicas-para-Atuacao-de-Psicologasos-Junto-aos-Povos-Indigenas.pdf.
Conselho Regional de Psicologia da 6.ª região (org.) (2010). Psicologia e Povos Indígenas.https://www.crpsp.org/uploads/impresso/101/71PFBBgf9yJBWpDdUjvKfbMGNI95-DIS.pdf.
Conselho Regional de Psicologia da 6.ª região (org.) (2016). Povos Indígenas e Psicologia: a procura do bem viver. https://www.crpsp.org/uploads/impresso/110/RLAg_HX8E6bm0fVjb2gpqCkreIBkTy0W.pdf.
Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (2016, 31 de agosto). História da Psicologia e as Relações Étnico Raciais [Vídeo]. Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=kWxksk-c_0I&t=1654s.
Ferraz, I. T., & Domingues, E. (2016). A Psicologia Brasileira e os Povos Indígenas: Atualização do Estado da Arte. Psicologia: Ciência e Profissão. 3(36), 682-695. https://doi.org/10.1590/1982-3703001622014.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2023). Censo Demográfico 2022: Indígenas. Primeiros resultados do universo. https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv102018.pdf.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Gráficos e Tabelas Recuperado de https://indigenas.ibge.gov.br/graficos-e-tabelas-2.html.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O Brasil Indígena. Recuperado de https://indigenas.ibge.gov.br/estudos-especiais-3/o-brasil-indigena.
Institutos Superiores de Ensino do Censa. PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PDI 2022 – 2026 Recuperado de https://www.isecensa.edu.br/wp-content/uploads/2023/11/PDI_2022_2026_REVISADO_2023_SITE.pdf.
Marconi, M. A., & Lakatos, E. M.. (2003) Fundamentos de Metodologia Científica (5a ed). São Paulo: Atlas.
Ministério da Educação. (2011). Resolução Nº 5 de 15 de março de 2011. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, estabelecendo normas para o projeto pedagógico complementar para a Formação de Professores de Psicologia. Recuperado dehttps://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN52011.pdf?query=Brasil.
Ministério da Saúde. (2007). Portaria Nº 2.759, de 25 de outubro de 2007. Estabelece diretrizes gerais para a Política de Atenção Integral à Saúde Mental das Populações Indígenas e cria o Comitê Gestor. Recuperado de https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2007/prt2759_25_10_2007.html.
Silva, T. S. (2019). Psicologia e Povos Indígenas. Conselho Regional de Psicologia do DF, 2019. Consultado a 17 de junho de 2020. https://www.crp-01.org.br/notices/8464.
Universidade de Cuiabá. Catálogo Institucional das condições de oferta dos cursos de graduação. Recuperado de https://pim-cms.s3.sa-east-1.amazonaws.com/unic/public/2022-06/780_CI_UNIVERSIDADE%20DE%20CUIAB%C3%81_22.2_compressed.pdf.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Campus São Leopoldo. Currículo acadêmico em psicologia. Recuperado de https://www.unisinos.br/graduacao/images/cursos/curriculos/psicologia/Psicologia_Curriculo_Completo.pdf.
Universidade Federal de Roraima. Estrutura curricular. Recuperado de http://ufrr.br/psicologia/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=7&Itemid=193.
Universidade Federal do Amazonas. Matriz Curricular. Recuperado de https://fapsi.ufam.edu.br/graduacao/matriz-curricular.html.
Universidade Salgado de Oliveira. Ementa do curso. Recuperado de https://universo.edu.br/curso/psicologia/.
Vianna, J. J. B., Cedaro, J. J., & Ott, A. M. T. (2012). Aspectos psicológicos na utilização de bebidas alcoólicas entre os Karitiana. Psicologia e Sociedade, 24(1), 94-103. doi:10.1590/S0102-71822012000100011.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Psicologia da Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.