Psychology, indigenous people and curriculum

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2175-3520.2023i56p39-47

Keywords:

Psychology, Curricular Matrix, Indigenous People

Abstract

This article aims to evaluate and question how psychology is formulating discussions about the Brazilian indigenous population in the curricula in force in undergraduate psychology courses during 2020. From the methodological perspective of documentary and content analysis, the following article aimed to analyze the curricula of psychology courses in Brazil with grades equivalent to four and five in the MEC’s Preliminary Course Coefficient (CPC). By analyzing 217 courses that follow this criterion, it was discovered that around eight courses have subjects focused on the aspect of psychology and the land, focusing on indigenous peoples. The subjects were divided into 7 electives or options and 1 in the compulsory category, 6 in private institutions and 2 in public institutions. This number shows that there is still a shortage of content within the curricula, which certainly , impacts the strategies designed for working with these peoples, thus realizing the need for psychology to remake itself in order to better meet the demands of the area.

References

Bardin, L. (1997). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Baró, I. M. (1996). O papel do psicólogo. Estudos de Psicologia, 2(1), 7-27. https://doi.org/10.1590/S1413-294X1997000100002.

Berni, L. E. V. (2016). A ciência, o índio e o Brasil: fundamentos para uma revisão epistemológica. In: Conselho Regional de Psicologia da 6.ª região (org.), Povos Indígenas e Psicologia: a procura do bem viver (pp. 104-109). https://www.crpsp.org/uploads/impresso/110/RLAg_HX8E6bm0fVjb2gpqCkreIBkTy0W.pdf.

Brasil. (2008). Lei Nº 11.645, de 10 de Março de 2008. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11645.htm.

Ministério da Educação. Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro e-MEC. Recuperado de https://emec.mec.gov.br/emec/nova.

Ministério da Educação. (2023). Educação Superior. Recuperado de https://www.gov.br/mec/ptbr/acessoainformacao/perguntasfrequentes/educacao-superior-1.

Conselho Federal de Psicologia. (2004). Série Gente da Terra. https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2007/06/relatorio_gente_terra.pdf.

Conselho Federal de Psicologia. (2005). Código de Ética Profissional do Psicólogo (3rd ed.). https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo-de-etica-psicologia.pdf.

Conselho Federal de Psicologia. (2019). Referências técnicas para atuação de psicólogas (os) na atenção básica à saúde (2a ed.). https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2019/11/CFP_atencaoBasica-2.pdf.

Conselho Federal de Psicologia. (2022). Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) junto aos povos indígenas. https://crepop.cfp.org.br/wp-content/uploads/sites/34/2022/10/030-Crepop-Referencias-Tecnicas-para-Atuacao-de-Psicologasos-Junto-aos-Povos-Indigenas.pdf.

Conselho Regional de Psicologia da 6.ª região (org.) (2010). Psicologia e Povos Indígenas.https://www.crpsp.org/uploads/impresso/101/71PFBBgf9yJBWpDdUjvKfbMGNI95-DIS.pdf.

Conselho Regional de Psicologia da 6.ª região (org.) (2016). Povos Indígenas e Psicologia: a procura do bem viver. https://www.crpsp.org/uploads/impresso/110/RLAg_HX8E6bm0fVjb2gpqCkreIBkTy0W.pdf.

Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (2016, 31 de agosto). História da Psicologia e as Relações Étnico Raciais [Vídeo]. Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=kWxksk-c_0I&t=1654s.

Ferraz, I. T., & Domingues, E. (2016). A Psicologia Brasileira e os Povos Indígenas: Atualização do Estado da Arte. Psicologia: Ciência e Profissão. 3(36), 682-695. https://doi.org/10.1590/1982-3703001622014.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2023). Censo Demográfico 2022: Indígenas. Primeiros resultados do universo. https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv102018.pdf.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Gráficos e Tabelas Recuperado de https://indigenas.ibge.gov.br/graficos-e-tabelas-2.html.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O Brasil Indígena. Recuperado de https://indigenas.ibge.gov.br/estudos-especiais-3/o-brasil-indigena.

Institutos Superiores de Ensino do Censa. PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PDI 2022 – 2026 Recuperado de https://www.isecensa.edu.br/wp-content/uploads/2023/11/PDI_2022_2026_REVISADO_2023_SITE.pdf.

Marconi, M. A., & Lakatos, E. M.. (2003) Fundamentos de Metodologia Científica (5a ed). São Paulo: Atlas.

Ministério da Educação. (2011). Resolução Nº 5 de 15 de março de 2011. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, estabelecendo normas para o projeto pedagógico complementar para a Formação de Professores de Psicologia. Recuperado dehttps://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN52011.pdf?query=Brasil.

Ministério da Saúde. (2007). Portaria Nº 2.759, de 25 de outubro de 2007. Estabelece diretrizes gerais para a Política de Atenção Integral à Saúde Mental das Populações Indígenas e cria o Comitê Gestor. Recuperado de https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2007/prt2759_25_10_2007.html.

Silva, T. S. (2019). Psicologia e Povos Indígenas. Conselho Regional de Psicologia do DF, 2019. Consultado a 17 de junho de 2020. https://www.crp-01.org.br/notices/8464.

Universidade de Cuiabá. Catálogo Institucional das condições de oferta dos cursos de graduação. Recuperado de https://pim-cms.s3.sa-east-1.amazonaws.com/unic/public/2022-06/780_CI_UNIVERSIDADE%20DE%20CUIAB%C3%81_22.2_compressed.pdf.

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Campus São Leopoldo. Currículo acadêmico em psicologia. Recuperado de https://www.unisinos.br/graduacao/images/cursos/curriculos/psicologia/Psicologia_Curriculo_Completo.pdf.

Universidade Federal de Roraima. Estrutura curricular. Recuperado de http://ufrr.br/psicologia/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=7&Itemid=193.

Universidade Federal do Amazonas. Matriz Curricular. Recuperado de https://fapsi.ufam.edu.br/graduacao/matriz-curricular.html.

Universidade Salgado de Oliveira. Ementa do curso. Recuperado de https://universo.edu.br/curso/psicologia/.

Vianna, J. J. B., Cedaro, J. J., & Ott, A. M. T. (2012). Aspectos psicológicos na utilização de bebidas alcoólicas entre os Karitiana. Psicologia e Sociedade, 24(1), 94-103. doi:10.1590/S0102-71822012000100011.

Published

2024-10-15

Issue

Section

Artigos