Apoio psicológico ao universitário

a expressão do sofrimento em oficinas virtuais

Autores

  • Jonas Cardoso Lomba Universidade Federal do Paraná
  • Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.23925/2175-3520.2021i53p76-85

Palavras-chave:

pt

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta metodológica de apoio psicológico no Ensino Superior, desenvolvida por meio de rodas de conversa presenciais e oficinas realizadas em ambiente virtual, voltadas a estudantes que apresentam algum grau de sofrimento que possa culminar em questões de saúde mental e a subsequente evasão nesse nível da educação no Brasil. Tem por objetivo descrever os procedimentos metodológicos e avaliar seus resultados, considerando a adesão, o tipo de participação nas diferentes etapas propostas e a avaliação de uma das participantes, em entrevista individual, presencial. Constatou-se que a fase presencial da pesquisa representou uma dificuldade aos estudantes que tinham interesse na participação, mas não aderiram à proposta. Na fase virtual, fica evidenciado que escrever, para alguns estudantes, pode representar uma maneira possível para que sentimentos e pensamentos sejam expressos de modo intenso, também promovendo a troca entre participantes e o consequente ganho coletivo.

Referências

Andrade A. S., Tiraboschi G. A., Antunes N. A., Viana P. V. B. A., Zanoto P. A., Curilla R. T. (2016). Vivências Acadêmicas e Sofrimento Psíquico de Estudantes de Psicologia. Psicologia: Ciência e Profissão, 36(4), 831-846. doi: 10.1590/1982-3703004142015

Ariño, D. O. & Bardagi, M. P. (2018). Relação entre Fatores Acadêmicos e a Saúde Mental de Estudantes Universitários. Psicologia em Pesquisa, 12(3), 44-52. https://doi.org/10.24879/2018001200300544

Bakhtin, M. M. (2011) A Estética da Criação Verbal (P. Bezerra, trad.). São Paulo: Martins Fontes. (Obra original publicada em 1979).

Branco, P. I. & Pan, M. A. G. S. (2016) Rodas de conversa: uma intervenção da psicologia educacional no curso de medicina. Psicologia: Teoria e Prática, 18(3), 156-167. http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v18n3p156-167

Conselho Federal de Psicologia, Resolução nº 11/2018. Recuperado em: 16 jul. de 2019, de: https://e-psi.cfp.org.br/resolucao-cfp-no-11-2018/

Granger, K. M. & Cerqueira, A. T. A. R. (2019) Revisão integrativa: sofrimento psíquico em estudantes universitários e fatores associados. Ciência & Saúde Coletiva 24 (4). https://doi.org/10.1590/1413-81232018244.09692017

Hengles, A. C. V & Pereira, M. V. (2017) Um estudo sobre evasão e permanência em instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul: um estudo com características do tipo do estado do conhecimento. Revista Eletrônica Científica da UERGS, 3(1), 95-128, Recuperado em: 23 ago. de 2017, de: http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/509/123,10.21674/2448-0479.31.95-128.

Jacques, M. T. & Pan, M. A. G. S. (2018) Política de acesso e identidade: Rodas de Conversa Produzindo Sentidos entre Universitários. Psicologia Argumento, 36(94),

-457. http://dx.doi.org/10.7213/psicolargum.36.94.AO02

Lévy, P. (1999) Cibercultura, (C. I..Costa, trad.). São Paulo: Ed. 34.

Machado, J. P. & Pan, M. A. G. S. (2016). Direito ou benefício? Política de assistência estudantil e seus efeitos subjetivos aos universitários. Estudos de Psicologia (Natal), 21(4), 477-488. https://dx.doi.org/10.5935/1678-4669.20160046

Pan, M. A. G. S. (2013). PermaneSENDO: Intervenção da Psicologia nas Políticas de Permanência da Universidade. Curitiba, PR: UFPR. (DEPSI-UFPR – Projeto de Extensão, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR – 807/13). Projeto concluído. Curitiba, PR, Brasil.

Pan, M. A. G. S. (2016) Identidade, Políticas Inclusivas e Universidade Contemporânea: desafios à Psicologia Brasileira (2ª edição). Curitiba, PR: UFPR. 22 p. (PRPPG-BANPESQ/THALES: 2013015686).

Pan M. A. G. S. & Zonta, G. A. (2017). Acolhimento por pares como prática de formação de Psicólogos: Plantão Institucional e Rodas de Conversa. In: M. A. G. S. Pan, L. Valore & N. L. Ferrarini (Orgs). Psicologia & Educação: Formação e(m) Prática (pp.35-54). Curitiba: Juruá. ISBN: 78-85-362-7280-1.

Pan, M. A. G. S., Lomba, J. C. & Machado, J. P. (2017). Oficina de Informação: a Des-in-formação Produzindo Demandas ao Psicólogo na Educação Superior In: M. A. G. S. Pan, L. Valore, & N. L. Ferrarini (Orgs). Psicologia & Educação: Formação e(m) Prática (pp.35-54). Curitiba: Juruá. ISBN: 78-85-362-7280-1.

Pan, M. A. G. S. (2018). Letramento e a produção subjetiva da anormalidade. In: D. Camargo, & P. M. Faria (Orgs.). Vigotski e a Inclusão (pp. 159-180). Curitiba: Travessa dos Editores.

Pan, M. A. G. S. & Litenski, A. C. L. (2018) Letramentos e identidade profissional: reflexões sobre leitura, escrita e subjetividade na universidade. In: Psicologia Escolar e Educacional, 22 (3), 527-534. https://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018032403

Sawaia, B. (2014) As Artimanhas da Exclusão: Análise Psicossocial e Ética da Desigualdade Social, 14ª Edição. Petrópolis: Ed. Vozes (Obra originalmente publicada em 2001).

Santana E. R., Pimentel A. M. & Véras R. M. (2020). A experiência do adoecimento na universidade: narrativas de estudantes do campo da saúde. Interface (Botucatu), 24. https://doi.org/10.1590/Interface.190587

Santos Junior, J. S. & Real, G. C. M. (2017). A evasão na educação superior: o estado da arte das pesquisas no Brasil a partir de 1990. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 22(2), 385-402. https://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772017000200007

Souza, F. P. (2011) Pensamentos sobre Cibercultura a partir das experiências de ensino no Campus Sertão da UFAL. In: Educação Superior e Produção de Conhecimento – Convergências entre Ensino, Pesquisa e Extensão. (pp 34-44) Maceió: Ed. UFAL.

Tundis, A. G. O. & Monteiro, J. K. (2018). Ensino superior e adoecimento docente: um estudo em uma universidade pública. Psicologia da Educação, (46), 1-10. Recuperado em 03 de set. de 2019, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141469752018000100001&lng=pt&tlng=pt

Downloads

Publicado

2022-11-25

Edição

Seção

Artigos