Políticas públicas e mobilidade social

egressos do Programa Universidade para Todos (PROUNI)

Autores

  • Gislei Mocelin Polli Universidade Tuiuti do Paraná
  • Jamille Martinelli Universidade Tuiuti do Paraná
  • Ari Zugman Universidade Tuiuti do Paraná
  • Fabio Oliveira Universidade Tuiuti do Paraná
  • Juliana Tavares Universidade Tuiuti do Paraná
  • Francislaine Wiczneski Doi Universidade Tuiuti do Paraná
  • Maria Sara de Lima Dias Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.23925/2175-3520.2021i53p86-96

Palavras-chave:

Políticas públicas, Mobilidade social, Ensino superior

Resumo

A educação tem se mostrado uma importante ferramenta de transformação social. A partir dessa compreensão, políticas públicas para acesso ao ensino superior têm sido desenvolvidas no Brasil com o objetivo de promover igualdade social. O Programa Universidade para Todos (PROUNI) é direcionado a estudantes com renda familiar de até três salários-mínimos e atinge um número crescente de estudantes. Este estudo objetivou averiguar a ascensão desses estudantes beneficiados pelo PROUNI, envolvendo três dimensões: satisfação profissional, econômica e pessoal. Para tanto foram contatados 1200 alunos egressos de uma Universidade privada que foram beneficiados pelo PROUNI. Os questionários foram enviados por e-mail e foram obtidas 212 respostas. A análise foi realizada por meio de estatística descritiva e relacional. Os resultados indicam que a graduação universitária através do PROUNI propiciou mobilidade social ascendente. A maioria dos entrevistados declarou que obteve melhorias em sua vida, tanto nos aspectos pessoais, profissionais e econômicos, o que ressalta a importância da existência de políticas públicas voltadas ao acesso à educação.

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Publicado

2022-11-25

Edição

Seção

Artigos