Reflexões sobre metodologias de pesquisa

perspectivas de colaboração em investigações crítico-educacionais

Autores

  • Laure Kloetzer Université de Neuchâtel
  • Wanda Maria Junqueira de Aguiar Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Sueli Salles Fidalgo Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2175-3520.2022i54espp7-23

Palavras-chave:

Teoria Histórico-Cultural, Metodologias Críticas, Clínica de Atividade, Pesquisa-Trans-Formação, Pesquisa Crítica de Colaboração

Resumo

Escrito em três línguas – embora suas partes não sejam traduzidas em todas as línguas que o constituem – esse texto tripartido tem dois objetivos: primeiramente, busca fornecer uma ideia geral do curso - três cursos em um - que foi oferecido durante a primavera europeia e o outono brasileiro de 2021 por três professoras em parceria para os seus alunos de mestrado e doutorado, ou seja, para estudantes, em sua maioria, das três universidades onde elas lecionam, promovendo uma discussão densa e uma visão ampla acerca do tema do curso, qual seja, Metodologias Críticas de cunho colaborativo, especialmente as que se embasam nos estudos histórico-culturais, conforme discutidos por L. S. Vigotski (1924-1934). O curso foi organizado a partir da ideia inicial e central de uma oportunidade para aprofundar a compreensão dos aspectos que aproximam e diferenciam os trabalhos das três pesquisadoras - Clínica de Atividades, Pesquisa-Trans-Formação, Pesquisa Crítica de Colaboração - e de seus grupos de pesquisa, especialmente no tocante às metodologias empregadas e ao seu trabalho com profissionais da educação. Os resultados das discussões demonstram que as três metodologias se apoiam, em maior ou menor escala, em conceitos tais como contradição, trabalho colaborativo, instrumento-e-resultado, dialética, totalidade-unidade, sentido e significado (ou significação), entre outros. Alguns autores foram também convidados para contribuir com sua visão sobre aspectos específicos da teoria histórico-cultural e/ou possibilidades metodológicas que podem ser desenvolvidas a partir desses estudos. Já outros autores que contribuíram com esse número temático da Revista Psicologia da Educação foram participantes do curso em si – como professores convidados ou como estudantes – e apresentam suas visões sobre o que foi discutido nas semanas de trabalho, i.e., as metodologias de pesquisa e suas bases ou as ideias principais que surgiram nas discussões e contribuíram com a elaboração dos componentes metodológicos de suas teses ou dissertações.

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Publicado

2023-03-24

Edição

Seção

Artigos