A colaboração crítica em um curso de leitura em inglês e em português para alunos com necessidades educacionais intelectuais específicas

Autores

  • Marcia Pereira de Carvalho Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2175-3520.2022i54espp79-89

Palavras-chave:

Contexto escolar, Pesquisa de Crítica de Colaboração, Inclusão, Necessidades Educacionais Intelectuais Específicas, Funções Psicológicas Superiores

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir como a colaboração crítica impacta as ações de pesquisa de duas professoras-orientadoras e de um aluno de Ensino Médio com deficiência intelectual em um curso de leitura em inglês e em português para alunos com necessidades educacionais intelectuais específicas. Os participantes de pesquisa usam a linguagem e colaboram criticamente para discutir sua participação. Nesse enquadre, trabalham juntos, desenvolvem suas funções psicológicas superiores, em outras palavras, sua memória, atenção, volição, pensamentos, emoções e linguagem. Como procedimentos metodológicos, a Pesquisa Crítica de Colaboração propicia aos participantes atuarem de maneira interdependente para se constituir e para transformar o contexto de aprendizagem que compartilham. Como resultados parciais, as análises e interpretações sugerem que os momentos de colaboração crítica organizados por meio da Pesquisa Crítica de Colaboração criam possibilidades para os participantes aprimorarem a memória e a própria volição, assim como contribui para que a Educação inclusiva floresça nos contextos escolares.

Referências

Aguiar, W. M. J., Aranha, E. M. G., & Soares, J. R. (2021). Meaning Nuclei: The Dialectical Approach of Meaning Apprehensions Produced in Groups. Cadernos de Pesquisa Fundação Carlos Chagas. São Paulo: FCC, p. 01-24.

Brasil. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 06 jul. 2015. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20152018/2015/Lei/L13146.htm.

Bronckart, J. (1997) Sèquence et autre formes de planification. In Jean-Paul Bronckart. Activité, langagière et discours. Pour un interactionisme socio-discursif. Paris: Delachaux et Niestlé, p. 219-262.

Fidalgo, S. S. (2018). A linguagem da inclusão e exclusão social na escola. São Paulo: Editora Unifesp.

Fidalgo, S. S., & Magalhães, M. C. C. (2017). Formação de professores em contextos de inclusão: a discussão vygotskiana do conceito de compensação social. In Celani, M. A. A. E.; Medrado, B. P. (Orgs). Diálogos sobre inclusão: das políticas às práticas na formação de professores de línguas estrangeiras. Campinas: Pontes, 1, 63-98.

Fidalgo, S. S., Magalhães, M. C. C., & Pinheiro, L. M. (2020). A Discussion about the Development of Higher Mental Functions in Brazilian Schools: A Portrait of Excluding Inclusion. Кul’turno-istoricheskaya psikhologiya =

Cultural- Historical Psychology. 16(3), 87-96. https://doi.org/10.17759/chp.2020160310

Jones, P. E., & Magalhães, M. C. C. (2020). Marx, Vygotsky, and Freire: methodological discussions on the role of language in social transformation/Marx, Vygotsky e Freire: discussões metodológicas sobre o papel da linguagem na transformação social. D.E.L.T.A., 36(3), 1-21.

Kloetzer, L. (2017). VET as transformative, collaborative research: Cross self-confrontation, dialogical artefacts, and the development of organizational dialogue in a Swiss factory. Nordic Journal of Vocational Education and Training, 7(2), 63-83.

Magalhães, M. C. C., & Fidalgo, S. S. (2019). Reviewing Critical Research Methodologies for Teacher Education in Applied Linguistics/Revisando Metodologias Críticas de Pesquisa para Formação de Professores em Linguística Aplicada. D.E.L.T.A., 35(3), 1-19.

Magalhães, M. C. C., Fidalgo, S. S., Carrijo, V. L. S., & Carvalho, M. P. (2022). Viable-transformative inclusion: diverse means of agency by an adolescent with Specific Intellectual Educational Needs (SIEN) and his educators/Inclusão viável-transformadora: diversos meios de agência por um adolescente com necessidades educacionais intelectuais específicas (NEIE) e suas educadoras. D.E.L.T.A., 38(1), 1-23.

Pretti, D. (1999). Análise de textos orais. São Paulo: Humanitas.

Rizzini, I., Castro, M. R., & Sartor, C. S. D. (1999). Métodos e técnicas de coleta de dados. In Irma Rizzini; Mônica Rabello Castro; Carla Silvana Daniel. Pesquisando: guia de pesquisa para programas sociais. Rio de Janeiro: USU Ed. Universitária. pp. 61-80.

Smyth, J. (1992). Teachers’ work and the politics of reflection. American Educational Research Journal, 29(2), (Summer), 267-300. Recuperado de http://www.jstor.org/stable/1163369?seq=1&cid=pdf-reference#references_tab_contents

Vygotsky, L. S. (1997). Obras Escogidas V – Fundamentos da Defectologia. Visor. (Obra original publicada en [1924-1934]).

Vigotski, L. S. (2018). Sete aulas de L.S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Lev Semionovich Vigotski. Z. Prestes, E. Tunes (Orgs. e trad.); C. C. G. Santana (trad.) - 1. ed. - Rio de Janeiro: E-Papers.Trabalho original publicado em [1896-1934].

Downloads

Publicado

2023-03-24

Edição

Seção

Artigos