Repercussões do choro dos bebês durante o processo de adaptação à creche

Autores

  • Lindsay Guimarães Uellner Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Giana Bitencourt Frizzo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.23925/2175-3520.2022i55p88-97

Palavras-chave:

Educação infantil, Choro, Adaptação, Apego, Vínculo

Resumo

O presente estudo buscou compreender a percepção das mães e dos pais sobre o choro dos bebês no contexto de adaptação à creche. Participaram do estudo dez mães e dois pais e a idade dos bebês variou de dois meses e meio a quinze meses. A partir de análise de conteúdo qualitativa, os resultados apontaram uma preocupação quanto ao choro, considerando-o, às vezes, como uma dificuldade no processo de adaptação. A discussão salientou a naturalidade dessa reação manifestada pela criança durante esse momento, ressaltando-se a importância de se compreender o choro como uma forma de comunicação. É preciso observar outros aspectos ao refletir sobre como esse momento está sendo sentido pelo bebê, visto que a ausência do choro não garante o bem-estar. Dessa forma, compreende-se que o processo de adaptação contempla a tríade: criança, família e escola. Além disso, o choro pode estar relacionado aos diversos sentimentos vivenciados pelos envolvidos e a partir das relações estabelecidas entre eles.

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Publicado

2023-08-22

Edição

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Artigos