Observando bullying na escola

discussões em grupos focais com adolescentes

Autores

  • Claudio Romualdo Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Wanderlei Abadio de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • André Luiz Monezi Andrade Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Diene Monique Carlos Universidade de São Paulo
  • Livia Neves Masson Universidade de São Paulo
  • Marta Angélica Iossi Silva Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2175-3520.2025i58p37-47

Palavras-chave:

Bullying, Violência escolar, Observador, Pesquisa qualitativa

Resumo

Estudantes que observam bullying na escola também são considerados essenciais para o enfrentamento do problema. Este estudo objetivou examinar as percepções coletivas de adolescentes sobre situações de bullying que foram testemunhadas na escola. Foram conduzidas quatro sessões de grupo focal, duas com 11 meninos e duas com nove meninas, totalizando 20 participantes. Os grupos foram estruturados em momentos-chave e os resultados foram submetidos à análise temática. Os adolescentes demonstraram boa compreensão teórica sobre o fenômeno e dos dados emergiram quatro temas principais: 1) diferenciação entre brincadeira e violência; 2) despreparo para reconhecer o fenômeno ou ajudar as vítimas; 3) iniciativas para resolver as situações testemunhadas; 4) barreiras para o enfrentamento construídas pela escola/adultos. Não houve diferenças significativas entre meninas e meninos nas discussões, mas as meninas demonstraram mais empatia em relação às vítimas. Os resultados reforçam que estratégias que valorizem o papel dos observadores no enfrentamento do problema são essenciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Claudio Romualdo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutor em Ciências, pela USP (Faculdade de Enfermagem),de Ribeirão Preto, SP, em 2020. Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas pela UNIfacef de Franca, em 2013 SP. Mestre em Educação pelo College of Letters and Science, Estados Unidos, CLS-AWU, em 2001. Graduado em Filosofia pela PUC do Paraná, em 1988 e em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano, em 1993.

André Luiz Monezi Andrade, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Psicólogo, especializado em Terapia Cognitivo-Comportamental, e docente permanente dos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia e LIMIAR (Linguagens, Mídia e Arte) na PUC-Campinas. Pós-Doutorados pela PUC-Campinas (2018) e UNIFESP (2017). 

Diene Monique Carlos, Universidade de São Paulo

Bacharel em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP), Mestre e Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública da EERP-USP, e Especialista em Enfermagem Pediátrica e Neonatológica pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Professora Adjunto no Departamento de Enfermagem, credenciada no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e docente do Curso de Especialização em Enfermagem Pediátrica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Livia Neves Masson, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Serviço Social pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2011). Mestre em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto EERP/USP. Doutoranda em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto EERP/USP. Estágio Cientifico Avançado em Doutoramento pela Universidade do Minho - Braga/Portugal. Bolsista CAPES durante Estágio Cientifico.

Marta Angélica Iossi Silva, Universidade de São Paulo

Atualmente é Professora Aposentada, Associada MS-5, Livre-Docente da Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP/USP), área Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente. Possui .Bacharelado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1986) com habilitação em Saúde Pública, Mestrado em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2000), Doutorado em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2004) e Pós-Doutorado pela Universidade do Minho, Instituto de Estudos da Criança, Portugal (2009).

Referências

Azzi, R. G., Costa Filho, R. A. C., Pedersen, S. A., & Maciel, A. C. M. (2021). Introdução à teoria social cognitiva. Belo Horizonte: Artesã.

Backes, D. S., Colomé, J. S., Erdmann, R. H., & Lunardi, V. L. (2011). Grupo focal como técnica de coleta e análise de dados em pesquisas qualitativas. O Mundo da Saúde, 35(4), 438-442. https://doi.org/10.15343/0104-7809.2011354438442

Bandura, A. (2023). Social cognitive theory: An agentic perspective on human nature. New Jersey: John Wiley & Sons. https://doi.org/10.1002/9781394259069

Biswas, T., Scott, J. G., Munir, K., Thomas, H. J., Huda, M. M., Hasan, M. M., David de Vries, T., Baxter, J., & Mamun, A. A. (2020). Global variation in the prevalence of bullying victimisation amongst adolescents: Role of peer and parental supports. EClinicalMedicine, 20, 100276. https://doi.org/10.1016/j.eclinm.2020.100276

Braun, V., & Clarke, V. (2019). Reflecting on Reflexive Thematic Analysis. Qualitative Research in Sport, Exercise and Health, 11, 589-597. https://doi.org/10.1080/2159676X.2019.1628806

Burger, C., Strohmeier, D., & Kollerová, L. (2022). Teachers can make a difference in bullying: effects of teacher interventions on students’ adoption of bully, victim, bully-victim or defender roles across time. Journal of youth and adolescence, 51(12), 2312-2327. https://doi.org/10.1007/s10964-022-01674-6

Callaghan, M., Kelly, C., & Molcho, M. (2019). Bullying and bystander behaviour and health outcomes among adolescents in Ireland. Journal of epidemiology and community health, 73(5), 416-421. https://doi.org/10.1136/jech-2018-211350

Camodeca, M., & Nava, E. (2022). The long-term effects of bullying, victimization, and bystander behavior on emotion regulation and its physiological correlates. Journal of interpersonal violence, 37(3-4), NP2056–NP2075. https://doi.org/10.1177/0886260520934438

Dall’Agnol, C. M. & Trench, M. H. (1999). Grupos focais como estratégia metodológica em pesquisa na enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem, 20(1), 5-25, 1999. http://hdl.handle.net/10183/23448

Evans, C. B., & Smokowski, P. R. (2015). Prosocial bystander behavior in bullying dynamics: assessing the impact of social capital. Journal of youth and adolescence, 44(12), 2289-2307. https://doi.org/10.1007/s10964-015-0338-5

Jenkins, L. N., & Nickerson, A. B. (2017). Bullying participant roles and gender as predictors of bystander intervention. Aggressive behavior, 43(3), 281-290. https://doi.org/10.1002/ab.21688

Malta, D. C., Oliveira, W. A., Prates, E. J. S., Mello, F. C. M., Moutinho, C. S., & Silva, M. A. I. (2022). Bullying entre adolescentes brasileiros: evidências das Pesquisas Nacionais de Saúde do Escolar, Brasil, 2015 e 2019. Revista Latino-Americana De Enfermagem, 30(1), e3679. https://doi.org/10.1590/1518-8345.6278.3679

Mello, F. C. M., Silva, J. L. D., Oliveira, W. A., Prado, R. R. D., Malta, D. C., & Silva, M. A. I. (2017). The practice of bullying among Brazilian schoolchildren and associated factors, National School Health Survey 2015. A prática de bullying entre escolares brasileiros e fatores associados, Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015. Ciência & saúde coletiva, 22(9), 2939-2948. https://doi.org/10.1590/1413-81232017229.12762017

Olweus, D., & Limber, S. P. (2019). The Olweus Bullying Prevention Program (OBPP): New evaluations and current status. In P. K. Smith (Ed.), Making an impact on school bullying: Interventions and recommendations (pp. 23-44). Routledge/Taylor & Francis Group. https://doi.org/10.4324/9781351201957-2

Pan, B., Garandeau, C. F., Li, T., Ji, L., Salmivalli, C., & Zhang, W. (2023). The dynamic associations between social dominance goals and bullying from middle to late childhood: The moderating role of classroom bystander behaviors. Journal of Educational Psychology, 115(2), 349-362. https://doi.org/10.1037/edu0000776

Patrick, R. B., Rote, W. M., Gibbs, J. C., & Basinger, K. S. (2019). Defend, stand by, or join in? The relative influence of moral identity, moral judgment, and social self-efficacy on adolescents’ bystander behaviors in bullying situations. Journal of youth and adolescence, 48(10), 2051–2064. https://doi.org/10.1007/s10964-019-01089-w

Pimentel, F. O., Della Méa, C. P., & Patias, N. D. (2020). Vítimas de bullying, sintomas depressivos, ansiedade, estresse e ideação suicida em adolescentes. Acta Colombiana de Psicología, 23(2), 230-240. https://doi.org/10.14718/acp.2020.23.2.9

Romualdo, C., Oliveira, W. A., Silva, J. L., Jiménez, O. E. C., & Silva, M. A. I. (2019). Papeles, características y consecuencias del acoso escolar entre estudiantes observadores: una revisión integradora de la literatura. Salud & Sociedad, 10(1), 66-78. https://doi.org/10.22199/S07187475.2019.0001.00005

Salgado, F. S., Oliveira, W. A., Silva, J. L., Pereira, B. O., Silva, M. A. I., & Lourenço, L. M. (2020). Bullying in school environment: the educators’ understanding. Journal of Human Growth and Development, 30(1), 58-64. https://dx.doi.org/10.7322/jhgd.v30.9969

Silva, J. L., Oliveira, W. A., Bazon, M. R., & Cecilio, S. (2014). Bullying: conhecimentos, atitudes e crenças de professores. Psico, 45(2), 147-156. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2014.2.12683

Silva, J. L., Oliveira, W. A., Bono, E. L., Dib, M. A., Bazon, M. R., & Silva, M. A. I. (2016). Associações entre bullying escolar e conduta infracional: revisão sistemática de estudos longitudinais. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(1), 81-90. https://www.periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18049

Souza, V. R. S., Marziale, M. H. P., Silva, G. T. R., & Nascimento, P. L. (2021). Translation and validation into Brazilian Portuguese and assessment of the COREQ checklist. Acta Paulista Enfermagem., 34, eAPE02631. http://dx.doi.org/10.37689/actaape/2021AO02631

Thornberg, R., Tenenbaum, L., Varjas, K., Meyers, J., Jungert, T., & Vanegas, G. (2012). Bystander motivation in bullying incidents: to intervene or not to intervene? The western journal of emergency medicine, 13(3), 247-252. https://doi.org/10.5811/westjem.2012.3.11792

Troop-Gordon, W., Frosch, C. A., Wienke Totura, C. M., Bailey, A. N., Jackson, J. D., & Dvorak, R. D. (2019). Predicting the development of pro-bullying bystander behavior: A short-term longitudinal analysis. Journal of school psychology, 77, 77-89. https://doi.org/10.1016/j.jsp.2019.10.004

Downloads

Publicado

2025-06-05

Edição

Seção

Artigos