Observando bullying na escola
discussões em grupos focais com adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.23925/2175-3520.2025i58p37-47Palavras-chave:
Bullying, Violência escolar, Observador, Pesquisa qualitativaResumo
Estudantes que observam bullying na escola também são considerados essenciais para o enfrentamento do problema. Este estudo objetivou examinar as percepções coletivas de adolescentes sobre situações de bullying que foram testemunhadas na escola. Foram conduzidas quatro sessões de grupo focal, duas com 11 meninos e duas com nove meninas, totalizando 20 participantes. Os grupos foram estruturados em momentos-chave e os resultados foram submetidos à análise temática. Os adolescentes demonstraram boa compreensão teórica sobre o fenômeno e dos dados emergiram quatro temas principais: 1) diferenciação entre brincadeira e violência; 2) despreparo para reconhecer o fenômeno ou ajudar as vítimas; 3) iniciativas para resolver as situações testemunhadas; 4) barreiras para o enfrentamento construídas pela escola/adultos. Não houve diferenças significativas entre meninas e meninos nas discussões, mas as meninas demonstraram mais empatia em relação às vítimas. Os resultados reforçam que estratégias que valorizem o papel dos observadores no enfrentamento do problema são essenciais.
Downloads
Metrics
Referências
Azzi, R. G., Costa Filho, R. A. C., Pedersen, S. A., & Maciel, A. C. M. (2021). Introdução à teoria social cognitiva. Belo Horizonte: Artesã.
Backes, D. S., Colomé, J. S., Erdmann, R. H., & Lunardi, V. L. (2011). Grupo focal como técnica de coleta e análise de dados em pesquisas qualitativas. O Mundo da Saúde, 35(4), 438-442. https://doi.org/10.15343/0104-7809.2011354438442
Bandura, A. (2023). Social cognitive theory: An agentic perspective on human nature. New Jersey: John Wiley & Sons. https://doi.org/10.1002/9781394259069
Biswas, T., Scott, J. G., Munir, K., Thomas, H. J., Huda, M. M., Hasan, M. M., David de Vries, T., Baxter, J., & Mamun, A. A. (2020). Global variation in the prevalence of bullying victimisation amongst adolescents: Role of peer and parental supports. EClinicalMedicine, 20, 100276. https://doi.org/10.1016/j.eclinm.2020.100276
Braun, V., & Clarke, V. (2019). Reflecting on Reflexive Thematic Analysis. Qualitative Research in Sport, Exercise and Health, 11, 589-597. https://doi.org/10.1080/2159676X.2019.1628806
Burger, C., Strohmeier, D., & Kollerová, L. (2022). Teachers can make a difference in bullying: effects of teacher interventions on students’ adoption of bully, victim, bully-victim or defender roles across time. Journal of youth and adolescence, 51(12), 2312-2327. https://doi.org/10.1007/s10964-022-01674-6
Callaghan, M., Kelly, C., & Molcho, M. (2019). Bullying and bystander behaviour and health outcomes among adolescents in Ireland. Journal of epidemiology and community health, 73(5), 416-421. https://doi.org/10.1136/jech-2018-211350
Camodeca, M., & Nava, E. (2022). The long-term effects of bullying, victimization, and bystander behavior on emotion regulation and its physiological correlates. Journal of interpersonal violence, 37(3-4), NP2056–NP2075. https://doi.org/10.1177/0886260520934438
Dall’Agnol, C. M. & Trench, M. H. (1999). Grupos focais como estratégia metodológica em pesquisa na enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem, 20(1), 5-25, 1999. http://hdl.handle.net/10183/23448
Evans, C. B., & Smokowski, P. R. (2015). Prosocial bystander behavior in bullying dynamics: assessing the impact of social capital. Journal of youth and adolescence, 44(12), 2289-2307. https://doi.org/10.1007/s10964-015-0338-5
Jenkins, L. N., & Nickerson, A. B. (2017). Bullying participant roles and gender as predictors of bystander intervention. Aggressive behavior, 43(3), 281-290. https://doi.org/10.1002/ab.21688
Malta, D. C., Oliveira, W. A., Prates, E. J. S., Mello, F. C. M., Moutinho, C. S., & Silva, M. A. I. (2022). Bullying entre adolescentes brasileiros: evidências das Pesquisas Nacionais de Saúde do Escolar, Brasil, 2015 e 2019. Revista Latino-Americana De Enfermagem, 30(1), e3679. https://doi.org/10.1590/1518-8345.6278.3679
Mello, F. C. M., Silva, J. L. D., Oliveira, W. A., Prado, R. R. D., Malta, D. C., & Silva, M. A. I. (2017). The practice of bullying among Brazilian schoolchildren and associated factors, National School Health Survey 2015. A prática de bullying entre escolares brasileiros e fatores associados, Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015. Ciência & saúde coletiva, 22(9), 2939-2948. https://doi.org/10.1590/1413-81232017229.12762017
Olweus, D., & Limber, S. P. (2019). The Olweus Bullying Prevention Program (OBPP): New evaluations and current status. In P. K. Smith (Ed.), Making an impact on school bullying: Interventions and recommendations (pp. 23-44). Routledge/Taylor & Francis Group. https://doi.org/10.4324/9781351201957-2
Pan, B., Garandeau, C. F., Li, T., Ji, L., Salmivalli, C., & Zhang, W. (2023). The dynamic associations between social dominance goals and bullying from middle to late childhood: The moderating role of classroom bystander behaviors. Journal of Educational Psychology, 115(2), 349-362. https://doi.org/10.1037/edu0000776
Patrick, R. B., Rote, W. M., Gibbs, J. C., & Basinger, K. S. (2019). Defend, stand by, or join in? The relative influence of moral identity, moral judgment, and social self-efficacy on adolescents’ bystander behaviors in bullying situations. Journal of youth and adolescence, 48(10), 2051–2064. https://doi.org/10.1007/s10964-019-01089-w
Pimentel, F. O., Della Méa, C. P., & Patias, N. D. (2020). Vítimas de bullying, sintomas depressivos, ansiedade, estresse e ideação suicida em adolescentes. Acta Colombiana de Psicología, 23(2), 230-240. https://doi.org/10.14718/acp.2020.23.2.9
Romualdo, C., Oliveira, W. A., Silva, J. L., Jiménez, O. E. C., & Silva, M. A. I. (2019). Papeles, características y consecuencias del acoso escolar entre estudiantes observadores: una revisión integradora de la literatura. Salud & Sociedad, 10(1), 66-78. https://doi.org/10.22199/S07187475.2019.0001.00005
Salgado, F. S., Oliveira, W. A., Silva, J. L., Pereira, B. O., Silva, M. A. I., & Lourenço, L. M. (2020). Bullying in school environment: the educators’ understanding. Journal of Human Growth and Development, 30(1), 58-64. https://dx.doi.org/10.7322/jhgd.v30.9969
Silva, J. L., Oliveira, W. A., Bazon, M. R., & Cecilio, S. (2014). Bullying: conhecimentos, atitudes e crenças de professores. Psico, 45(2), 147-156. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2014.2.12683
Silva, J. L., Oliveira, W. A., Bono, E. L., Dib, M. A., Bazon, M. R., & Silva, M. A. I. (2016). Associações entre bullying escolar e conduta infracional: revisão sistemática de estudos longitudinais. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(1), 81-90. https://www.periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18049
Souza, V. R. S., Marziale, M. H. P., Silva, G. T. R., & Nascimento, P. L. (2021). Translation and validation into Brazilian Portuguese and assessment of the COREQ checklist. Acta Paulista Enfermagem., 34, eAPE02631. http://dx.doi.org/10.37689/actaape/2021AO02631
Thornberg, R., Tenenbaum, L., Varjas, K., Meyers, J., Jungert, T., & Vanegas, G. (2012). Bystander motivation in bullying incidents: to intervene or not to intervene? The western journal of emergency medicine, 13(3), 247-252. https://doi.org/10.5811/westjem.2012.3.11792
Troop-Gordon, W., Frosch, C. A., Wienke Totura, C. M., Bailey, A. N., Jackson, J. D., & Dvorak, R. D. (2019). Predicting the development of pro-bullying bystander behavior: A short-term longitudinal analysis. Journal of school psychology, 77, 77-89. https://doi.org/10.1016/j.jsp.2019.10.004
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Psicologia da Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.