Pesquisa de Colaboração Revolucionária em Educação Especial

Autores

  • Viviane Nunes Sarmento Universidade Federal do Agreste de Pernambuco
  • Neiza de Lourdes Frederico Fumes Universidade Federal de Alagoas
  • Alessandra Bonorandi Dounis Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.23925/2175-3520.2023i56p102-112

Palavras-chave:

Educação Especial, Materialismo Histórico-dialético, Metodologia, Trabalho docente, Pesquisa colaborativa

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar as proposições teórico-metodológicas para a Pesquisa Colaborativa Revolucionária em Educação Especial desenvolvidas pelas pesquisadoras do Núcleo de Pesquisa em Educação e Diversidade – (NEEDI) da Universidade Federal de Alagoas, da Universidade Federal do Agreste Pernambucano e do Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. São apresentados os pressupostos teórico-metodológicos desta proposta e algumas possibilidades que permitem fomentar a reflexão crítica no processo colaborativo, as quais podem mediar a transformação revolucionária da situação de pesquisa que envolve o trabalho de docentes da Educação Especial. Essas múltiplas vias visam à construção de Zonas de Desenvolvimento Proximal Coletivas e, por conseguinte, provocar transformações e/ou micro revoluções no cotidiano de todos os envolvidos. Para melhor compreensão dessas apropriações são apresentados os processos metodológicos realizados por Sarmento (2018) e Dounis (2019), com o intuito de mostrar sua potência para o campo da Educação Especial. Com isto, entende-se que a própria pesquisa colaborativa e seus caminhos podem ser partes de uma atividade revolucionária engendrada no decorrer desse processo, numa zona de desenvolvimento coletivamente construída, a partir de vivências e afetos distintos, atravessados entre si em momentos e construções diversas.

Biografia do Autor

Viviane Nunes Sarmento, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Alagoas (2009), graduação em DIREITO pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió (2009), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2013) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2018). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), ocupando a função de Coordenadora de Assuntos Comunitários na Pró -Reitoria de Extensão e Cultura, também atua como colaboradora permanente do quadro de professores do Mestrado Profissional em Educação Física (PROEF) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tem atuado como pesquisadora do Núcleo de Estudos em Educação e Diversidade em projetos de pesquisa regionais e nacionais, tendo como direcionamento as seguintes temáticas: educação inclusiva; deficiência;ética do cuidado e educação de surdos. Também tem contribuído como colunista do jornal Brasil de Fato Pernambuco.

Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1995) e doutorado em Ciências do Desporto e Educação Física pela Universidade do Porto (2001). Professora Titular da Universidade Federal de Alagoas, onde atua no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e no Doutorado), do CEDU/UFAL e no curso de graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), do IEFE/UFAL. Tem experiência na área da Educação Inclusiva e Educação Física Adaptada. Tem pesquisado principalmente nos seguintes temas: Formação de professores e os desafios da inclusão de pessoas com deficiência em diferentes contextos educativos, formação docente e a escolarização de alunos com deficiência intelectual. Foi coordenadora do Curso de Formação de Professores da Educação Básica para o Atendimento do Aluno com Deficiência Intelectual, financiado pelo FNDE/MEC, Participou como subcoordenadora do PIBID-UFAL, curso de Pedagogia - UAB. Foi criadora e coordenadora do Núcleo de Acessibilidade (NAC) da Universidade Federal de Alagoas, do Núcleo de Estudos em Educação e Diversidade (NEEDI) e do Grupo de Estudos e Extensão em Atividade Motora Adaptada (GEEAMA). É pesquisadora do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP). Participou como subcoordenadora do PIBID-UFAL, curso de Pedagogia - UAB e foi coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Intelectual. Foi representante para a América Latina da International Association of Adapted Physical Activity (ISAPA) entre 2015 e 2020. Foi presidente da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada (SOBAMA) entre 2018-2022 e membro da diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) entre 2018-2021. 

Alessandra Bonorandi Dounis, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco (1998) com especialização em Tecnologia Assistiva (2006), em Desenvolvimento Humano e Reabilitação na Área de Saúde da Criança (UFPE - 2000), Mestrado em Educação, na área de Processos Educativos ? Inclusão e Diversidade pela UFAL e Doutorado em Educação pela UFAL, na linha de pesquisa Educação e Inclusão de pessoas com deficiência ou sofrimento psíquico. Atualmente é terapeuta ocupacional do CER III da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió e professora adjunta do Núcleo de Saúde Materno Infantil e do Adolescente, do Centro de Ciências da Saúde, atuando no Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

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Publicado

2024-10-15

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Artigos