Pesquisa de Colaboração Revolucionária em Educação Especial
DOI:
https://doi.org/10.23925/2175-3520.2023i56p102-112Palavras-chave:
Educação Especial, Materialismo Histórico-dialético, Metodologia, Trabalho docente, Pesquisa colaborativaResumo
Este artigo tem o objetivo de apresentar as proposições teórico-metodológicas para a Pesquisa Colaborativa Revolucionária em Educação Especial desenvolvidas pelas pesquisadoras do Núcleo de Pesquisa em Educação e Diversidade – (NEEDI) da Universidade Federal de Alagoas, da Universidade Federal do Agreste Pernambucano e do Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. São apresentados os pressupostos teórico-metodológicos desta proposta e algumas possibilidades que permitem fomentar a reflexão crítica no processo colaborativo, as quais podem mediar a transformação revolucionária da situação de pesquisa que envolve o trabalho de docentes da Educação Especial. Essas múltiplas vias visam à construção de Zonas de Desenvolvimento Proximal Coletivas e, por conseguinte, provocar transformações e/ou micro revoluções no cotidiano de todos os envolvidos. Para melhor compreensão dessas apropriações são apresentados os processos metodológicos realizados por Sarmento (2018) e Dounis (2019), com o intuito de mostrar sua potência para o campo da Educação Especial. Com isto, entende-se que a própria pesquisa colaborativa e seus caminhos podem ser partes de uma atividade revolucionária engendrada no decorrer desse processo, numa zona de desenvolvimento coletivamente construída, a partir de vivências e afetos distintos, atravessados entre si em momentos e construções diversas.
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