Lei 13.935/2019
Ações dos Conselhos de Psicologia da Região Centro-Oeste
DOI:
https://doi.org/10.23925/2175-3520.2025i58p100-111Palavras-chave:
Organizações profissionais - psicologia, Psicologia educacional, Educação, Leis, PsicólogosResumo
O presente estudo aborda as ações dos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) do Distrito Federal (DF) e Mato Grosso do Sul (MS) para cumprir a Lei 13.935/2019 que, em âmbito federal, garante a inserção de psicólogas(os) e assistentes sociais na educação básica. Utilizando um método qualitativo, descritivo e exploratório, foram realizadas entrevistas com representantes dos CRPs do DF e do MS, e aplicou-se a análise de conteúdo para verificar se as ações desses Conselhos seguem as orientações do manual do Conselho Federal de Psicologia (CFP). As ações foram categorizadas em campanhas de comunicação social; diálogos com o poder público, entidades, categoria e sociedade; e outras ações. O estudo conclui que, apesar das mobilizações, há alguns obstáculos, como a falta de financiamento. As ações realizadas são significativas, com cumprimento da maioria das orientações do CFP, mas ainda há muito a ser feito para garantir a plena implementação da lei e, consequentemente, a inserção de psicólogas(os) na política de educação.
Downloads
Metrics
Referências
Albuquerque, I. (2024). Escolas da rede pública do DF têm 151 psicólogos para 490 mil alunos. Noticias R7. https://noticias.r7.com/brasilia/escolas-da-rede-publica-do-df-tem-151-psicologos-para-490-mil-alunos-10032024/
Altrão, S. S. & Almeida, D. M. de M. (2019). Psicologia escolar e educação inclusiva: da formação às práticas de psicólogas escolares de Mato Grosso do Sul. Revista online de Política e Gestão Educacional, 23(1, Esp.), 728-742. https://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13018
Antunes, M. A. M., Santos, R. C & Barbosa, D. R (2021). Psicologia e Educação: sobre as raízes da Lei 13.935/2019 e os desafios para a Psicologia Escolar. In Facci, M. G. D; Anachi, A. A.; Lins, R. F. C. (Orgs.). Por que a psicologia na educação? Em defesa da emancipação humana no processo de escolarização (pp. 17-32). Ed. CRV. https://www.editoracrv.com.br/livrosdigitais/pdf/viewer.html
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional - ABRAPEE. (2020, Dezembro 22). Nota técnica sobre atribuições da(o) psicóloga(o) escolar e educacional. ABRAPEE. https://abrapee.wordpress.com/2020/12/22/nota-tecnica-sobre-atribuicoes-dao-psicologao-escolar-e-educacional/
Barbosa, D. R., & Souza, M. P. R. de. (2012). Psicologia Educacional ou Escolar? Eis a questão. Psicologia Escolar E Educacional, 16(1), 163–173. https://doi.org/10.1590/S1413-85572012000100018
Bardin, L. (2016). Análise de Conteúdo. Edições 70.
Bertasso, M. L. L. & Anjos, R. E. dos. (2022). Psicologia nas redes públicas de educação básica: uma análise da Lei nº 13.935/2019 à luz da Teoria Histórico-Cultural. Revista GESTO-DEBATE, 6(1), 1–24. https://doi.org/10.55028/gd.v6i01-24.17159
Bock, A. M. B. (1997). Formação do psicólogo: um debate a partir do significado do fenômeno psicológico. Psicologia: ciência e profissão, 17, 37-42. https://doi.org/10.1590/S1414-98931997000200006
Bock, A. M. B. (2001). História da organização dos psicólogos e a concepção de fenômeno ideológico. In Jacó-Vilela, A. M., Cerezzo, A. C. & Rodrigues, H. de B. C. (Org.). Clio-Psyquê Hoje – Fazeres e dizeres psi na história do Brasil. Relume Dumará.
Bock, A. M. B. (2004). A perspectiva sócio-histórica de Leontiev e a crítica à naturalização da formação do ser humano: A adolescência em questão. Cadernos do CEDES (UNICAMP), 24(62), 26-43. https://doi.org/10.1590/S0101-32622004000100003
Bock, A. M. B. (2007). El compromiso social de la psicología con las urgencias sociales de América Latina: La búsqueda de nuevos rumbos. Resonancias, 3, 101-107.
Bock, A. M. B. & Furtado, O. (2020). Dimensão subjetiva: uma categoria potente em vários campos da psicologia. In A. M. B, Bock, M. da G. M., Gonçalves & E. L., Rosa (Orgs.). Dimensão subjetiva: uma proposta para uma leitura crítica em psicologia (pp. 18-46). Cortez.
Bock, A., Rosa, E., Amaral, M., Ferreira, M. R. & Gonçalves, M. da G. M. (2022). O Compromisso Social da Psicologia e a Possibilidade de uma Profissão Abrangente. Psicologia: Ciência & Profissão, 42(Spe).https://doi.org/10.1590/1982-3703003262989
Brasil (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.HTM
Cavalcante, L. & Marinho-Araújo, C. M. (2023). Formação continuada em Psicologia Escolar e mediação estética: contribuições teóricas e metodológicas. In C. M., Marinho Araújo, A. de M. B., Teixeira & L. Cavalcante (Orgs.). Psicologia Escolar: atuação profissional e a Lei 13.935/2019 (pp. 198-227). Ed. alínea.
Conselho Federal de Psicologia (2005). Código de ética profissional do psicólogo. CFP. https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo-de-etica-psicologia.pdf
Conselho Federal de Psicologia (2019). Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) na Educação Básica. CFP. https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2019/08/EducacaoBASICA_web.pdf
Conselho Federal de Psicologia (2022). Psicólogas(os) e Assistentes Sociais na rede pública de educação básica: orientações para regulamentação da Lei 13.935/2019 - versão 2022. CFP. https://site.cfp.org.br/publicacao/psicologasos-e-assistentes-sociais-na-rede-publica-de-educacao-basica-orientacoes-para-regulamentacao-da-lei-13-935-de-2019/
Facci, M. G. D., & Caldas, R. F. L. (2023). Entrevista com a professora Dra. Marilda Gonçalves Dias Facci. Psicologia Escolar e Educacional, 27, e279315. https://doi.org/10.1590/2175-35392023-279315
Gonçalves, M. da G. M. (2013). Psicologia, subjetividade e políticas públicas (1ª ed., coleção construindo o compromisso social da psicologia/coordenadora Ana Mercês Bahia Bock). Ed. Cortez.
Governo do Distrito Federal (2010). Orientação pedagógica: Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem. Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.https://www.educacao.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2019/03/orientacao_pedagogica_seaa_03mai19.pdf
Guzzo, R. S. L. (2016). Risco e proteção: Análise crítica de indicadores para uma intervenção preventiva na escola. In M. N. Viana & R. Francischini (Orgs.), Psicologia escolar: O que fazer é esse? (pp. 9–36). CFP.
Guzzo, R. S. L. (2015). A escola amordaçada e o compromisso do psicólogo com este contexto. In A. M. Martínez (Org.). Psicologia escolar e compromisso social: novos discursos, novas práticas (3ª ed., pp. 17–29). Editora Alínea.
Lei nº 13.935, de 11 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. Diário Oficial da União. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/l13935.htm
Lima, C. P. de, Prado, M. B. e S. & Souza, B. de P. (2014). Orientação quanto à queixa escolar relativa a adolescentes: especificidades. Psicologia Escolar e Educacional, 18(1), 67–75. https://doi.org/10.1590/S1413-85572014000100007
Negreiros, F. et al. (2022). Expectativas da sociedade brasileira sobre psicólogas(os) na rede pública de ensino: o caso da Lei 13.935. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, 26(2), 186–203. https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/42134
Oliveira, C. M. de & Souza, I. de L. (2023). Educação básica no Rio Grande do Norte e os desafios da Lei 13.935/2019. Serviço Social & Realidade, 32, 283-299. https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/SSR/article/view/4314
Organização das Nações Unidas (1948). Declaração Universal dos Direitos Humanos. UNICEF. https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos
Patto, M. H. S. (1992). A família pobre e a escola pública: anotações sobre um desencontro. Psicologia USP, 3(1), 107-121.
Patto, M.H.S. (1984). A Produção do Fracasso Escolar: histórias de submissão e rebeldia. Casa do Psicólogo.
Patto, M. H. S. (1981). Psicologia e ideologia: reflexões sobre a psicologia escolar (Tese de doutorado). Instituto de Psicologia - Universidade de São Paulo.
Silva, V. R. da. (2022). A Psicologia Escolar e Educacional: uma análise da atuação de psicólogas(os) escolares do Projeto Avanço do Jovem na Aprendizagem – AJA/MS frente às demandas da violência na escola. [Dissertação de Mestrado]. Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5488
Spadoni, L. & Andrade, D. B. da S. F. (2023). Psicologia escolar e educacional no Centro-Oeste brasileiro: uma análise dos trabalhos apresentados na ANPEd regional entre os anos de 2014 e 2022. Revista Educação, 46(1), 1-12. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44685
Teixeira, I. (2023, 27 de maio). Escolas públicas do DF têm um psicólogo a cada 4.538 alunos. Jornal Metrópole. https://www.metropoles.com/colunas/grande-angular/escolas-publicas-do-df-tem-um-psicologo-a-cada-4-538-alunos
Toledo, R. (2024). A Psicologia vai à escola: aportes para a Implementação da Lei 13.935/2019. Revista Parlamento e Sociedade, 12(22), 101–119. https://parlamentoesociedade.emnuvens.com.br/revista/article/view/286
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Psicologia da Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.