Lei 13.935/2019

Ações dos Conselhos de Psicologia da Região Centro-Oeste

Autores

  • Leila Kalinny Gomes de Souza Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Marcelo Silva de Souza Ribeiro Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.23925/2175-3520.2025i58p100-111

Palavras-chave:

Organizações profissionais - psicologia, Psicologia educacional, Educação, Leis, Psicólogos

Resumo

O presente estudo aborda as ações dos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) do Distrito Federal (DF) e Mato Grosso do Sul (MS) para cumprir a Lei 13.935/2019 que, em âmbito federal, garante a inserção de psicólogas(os) e assistentes sociais na educação básica. Utilizando um método qualitativo, descritivo e exploratório, foram realizadas entrevistas com representantes dos CRPs do DF e do MS, e aplicou-se a análise de conteúdo para verificar se as ações desses Conselhos seguem as orientações do manual do Conselho Federal de Psicologia (CFP). As ações foram categorizadas em campanhas de comunicação social; diálogos com o poder público, entidades, categoria e sociedade; e outras ações. O estudo conclui que, apesar das mobilizações, há alguns obstáculos, como a falta de financiamento. As ações realizadas são significativas, com cumprimento da maioria das orientações do CFP, mas ainda há muito a ser feito para garantir a plena implementação da lei e, consequentemente, a inserção de psicólogas(os) na política de educação.

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Biografia do Autor

Leila Kalinny Gomes de Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Discente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da UNIVASF (Março/2023 - Fevereiro/2025). Graduada em Psicologia pela UNIVASF (2018-2023) e Pós-Graduada Lato Sensu em Neuropsicologia e Análise do Comportamento Aplicada.

Marcelo Silva de Souza Ribeiro, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui graduação em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Maceió (1994), com especializações em Educação Especial (UFAL, 1994), Educação a Distância (SENAC-AL, 2011) e Produção de Mídias para Educação Online (UFBA, 2018). Obteve o Mestrado (2003) e Doutorado (2013) em Ciências da Educação pela Université du Québec, e realizou Pós-Doutorado em Educação na UFBA, vinculado ao grupo de pesquisa FORMACCE. Atualmente, é professor adjunto na Universidade Federal do Vale do São
Francisco, onde leciona no Colegiado de Psicologia e nos programas de Mestrado em
Psicologia (UNIVASF).

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Publicado

2025-06-05

Edição

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Artigos