Mulheres Negras e Docência no Ensino Superior

trajetórias e rupturas

Autores

  • Ana Carolina Silva dos Santos Universidade Estadual de Campinas
  • Bruna Oliveira dos Santos Universidade Estadual de Campinas
  • Lia Teodoro Martins Ferreira Universidade Estadual de Campinas
  • Jaciara Cristina da Silva Universidade Estadual de Campinas
  • Elisabete Figueroa dos Santos Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.23925/2175-3520.2024i57p62-71

Palavras-chave:

Trabalho docente, Relações étnicas e raciais, Mulheres, Instituições de ensino superior, Universidades

Resumo

A construção deste artigo é uma realização coletiva, orquestrada por um grupo de mulheres negras que, por meio da escrita, se aquilombam. Partimos da consideração de que as questões interseccionais de raça e gênero atravessam a construção pessoal e profissional de mulheres negras em diferentes contextos sociais, caracterizando, assim, nosso problema de pesquisa, que é a (não) presença das mulheres negras nas universidades como outsiders. Propomos, portanto, refletir sobre a mulher negra na docência a partir de uma revisão bibliográfica de escopo em duas bases de dados brasileiras, utilizando as palavras-chave: “mulher negra” e “universidade” ou “academia” , com vistas a encontrar produções que contemplem as trajetórias e narrativas dessas mulheres, a fim de identificar as nuances identitárias, científicas, relacionais e institucionais que posicionam (ou não) docentes negras como produtoras de conhecimento válidos e influentes no meio em que se encontram. Dessa forma, foram inicialmente incluídos 25 artigos e, aplicando-se os critérios de exclusão, a amostra foi reduzida para oito artigos. Os resultados demonstram que, apesar da pouca quantidade de artigos encontrados e de circunstâncias desafiadoras enfrentadas por essas mulheres negras, suas presenças movimentaram a estrutura institucional em que se encontram, seja na constituição de perspectivas científicas interseccionais, seja na ruptura do ideal masculino, branco, pretensamente universal ligado ao padrão científico acadêmico.

Biografia do Autor

Ana Carolina Silva dos Santos, Universidade Estadual de Campinas

Graduada em Psicologia pelo UNISAL Campinas. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP.

Bruna Oliveira dos Santos, Universidade Estadual de Campinas

Graduada em psicologia (UFRRJ) Mestranda em Psicologia e Educação (UNICAMP)

Lia Teodoro Martins Ferreira, Universidade Estadual de Campinas

Mestranda em Educação (UNICAMP), graduada em Letras (UNESP), pedagoga e especialista em educação e relações étnico-raciais.

Jaciara Cristina da Silva, Universidade Estadual de Campinas

Graduada em psicologia (UNIP-Swift), especialista em psicologia analitica junguiana (UNICAMP), aprimoramento clinica adultos em psicologia analitica junguiana (PUC-SP), mestranda em Educação (UNICAMP).

Elisabete Figueroa dos Santos, Universidade Estadual de Campinas

Elisabete Figueroa dos Santos é professora do Departamento de Psicologia Educacional (DEPE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE); é vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas "Diferenças e Subjetividades em Educação" (DiS) da Faculdade de Educação (FE/UNICAMP); coordenadora associada do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (NEAB); co-coordenadora da CAVU (Comissão de Averiguação da Unicamp) e membro da Comissão Assessora de Diversidade Étnico-Racial (CADER/UNICAMP), https://orcid.org/0000-0003-2017-8845

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Publicado

2025-02-27