Os sentidos do trabalho para o orientador pedagógico: contribuições da Psicologia Escolar

Autores/as

  • Lilian Aparecida Cruz Dugnani Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Bolsista CNPq
  • Vera Lúcia Trevisan de Souza Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Bolsista CNPq Produtividade em Pesquisa Nível II

Palabras clave:

psicologia histórico-cultural, psicologia escolar, sentidos do trabalho, orientador pedagógico

Resumen

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de Mestrado, que investigou os sentidos do trabalho para o orientador pedagógico e sua influência no papel de mediador das relações intra e extraescolares. Consoante aos pressupostos teórico-metodológicos da psicologia histórico-cultural utilizaram-se como instrumentos entrevistas semiestruturadas e registros de encontros realizados com a equipe gestora. Os resultados revelam que o trabalho de orientação pedagógica, configurado como missão, impede o estabelecimento de parcerias com os diversos agentes escolares, resultando em isolamento que provoca sofrimento e adoecimento desse profissional. Tal constatação reforça a importância do trabalho do psicólogo na escola, como um dos agentes que podem promover ações que viabilizem relações mais saudáveis neste espaço.

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Cómo citar

Dugnani, L. A. C., & Souza, V. L. T. de. (2016). Os sentidos do trabalho para o orientador pedagógico: contribuições da Psicologia Escolar. Psicologia Da Educação, (33). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/28528

Número

Sección

Artigos